3 Tendências sustentáveis da indústria de alimentos e bebidas

Durante a COP26, uma das mais importantes reuniões globais para discutir a mudança climática e os desafios ambientais que o mundo enfrenta, realizada recentemente em Glasgow, Escócia, mais de 100 países, incluindo o México, assinaram um acordo descrito como histórico, no qual os governos se comprometem a reduzir as emissões de metano em 30% até 2030.

Este compromisso é importante porque o metano é um gás de efeito estufa que, segundo as Nações Unidas, é responsável por mais de 25% do aquecimento que estamos vivendo hoje, além de ter um potencial de aquecimento 80 vezes maior do que o do dióxido de carbono durante os 20 anos seguintes à sua liberação na atmosfera.

Embora o metano seja um gás de efeito estufa para o qual muitas características ainda estão sendo descobertas e que até recentemente não era tão mencionado, sua produção está mais ligada ao ser humano e sua vida cotidiana. Isso ocorre porque 40% da produção mundial de metano provém da agricultura, colocando em risco os sistemas alimentares do mundo, fazendo com que se repense o futuro da alimentação e a forma como ela é fornecida para atender tal necessidade.

Diante do apelo para que os setores público e privado busquem soluções reais e viáveis para a mudança climática, juntamente com a transformação que o mundo está enfrentando, todos os setores estão procurando empregar as medidas mais inovadoras que lhes permitirão continuar seus processos de forma útil e rentável. 


Devido ao importante papel que o setor de alimentos e bebidas desempenha nesta mudança, cada vez mais empresas da indústria estão implementando diferentes tecnologias e know-how para integrar a economia circular em sua cadeia de valor. Algumas tendências que foram adotadas para tornar a produção e a atividade industrial sustentáveis enquanto se alcançam os objetivos operacionais são: 

 

Bioconversão: de acordo com o Atlas da Carne 2021, apenas 20 empresas de carne e laticínios emitem mais gases de efeito estufa do que a Alemanha, França e Grã-Bretanha juntas, e estudos indicam que a tendência no consumo de produtos de carne está em alta, tornando-a um dos setores mais poluentes da indústria. Por esta razão, a Veolia, uma referência no gerenciamento responsável da água, energia e resíduos, encontra na bioconversão uma oportunidade única de implementar uma solução inovadora que não apenas salva o planeta, mas também otimiza os resultados econômicos da empresa. 

Este processo funciona utilizando as larvas da mosca soldado negra, que é uma mosca necrófaga encontrada em todo o mundo e que se reproduz muito rapidamente. As larvas, quando secas, são transformadas em adubo para fertilizar a terra ou em um concentrado proteico que pode ser alimento para o gado, evitando assim as emissões de metano produzidas por esses animais através de suas fezes e arrotos.

Energia solar: Uma startup finlandesa especializada em energia solar decompõe a água por eletrólise em um biorreator, que produz hidrogênio para fornecer energia para micróbios que também utilizam carbono. Esses micróbios produzem então uma substância composta de aproximadamente 20-25% de carboidratos, 5-10% de gordura e 65% de proteína. Além disso, através de um processo de fermentação natural semelhante ao utilizado para fazer vinho ou cerveja, sem o açúcar utilizado na fermentação alcoólica, ele é substituído pelo CO2, um elemento que assume um papel de liderança na agricultura. Desta forma, é possível contribuir para a redução dos gases de GEE.

 

Tatuagens comestíveis: Há uma tendência de substituir as embalagens plásticas de uso único por tatuagens diretamente em frutas e verduras, que podem ser ingeridas com segurança. Esta solução poderia ter muitos benefícios ambientais, bem como economia em cola, plástico, papel e proporciona eficiência energética, pois utiliza menos de 1% da energia necessária para produzir um rótulo. Vários países como a Austrália e Nova Zelândia já começaram a tatuar suas frutas e vegetais.

 

A implementação de ações que beneficiam o planeta e freiam a mudança climática, depende da preservação da vida humana como conhecemos. E se acelerarmos esse processo, ganhamos vantagem diante dos efeitos negativos que a mudança climática está ocasionando.

 

Para discutir esta e outras soluções possíveis, a Veolia abriu um espaço de diálogo com diferentes atores do setor de alimentos e bebidas para explorar soluções e entender formas de transformar desafios em oportunidades de crescimento.

Participe do Fórum Internacional "Eco-Eficiências": a transformação do setor de alimentos e bebidas", inscrevendo-se gratuitamente através do link:https://bit.ly/3ohrNNq

 

 

Fontes: