AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA FÁBRICA PADRE HURTADO EM SANTIAGO DO CHILE

 

AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA FÁBRICA PADRE HURTADO EM SANTIAGO DO CHILE

 

 

A fábrica de água potável “Padre Hurtado”, em Santiago do Chile, é um dos sistemas de produção mais importantes da cidade. Em 15 de dezembro de 2022, foi inaugurada a ampliação e modernização das instalações, um projeto que procura resolver uma crise de água potável que a cidade vem enfrentando há 15 anos, aumentando o fluxo máximo de produção de 1.300 para 2.300 litros por segundo.

 

A fábrica é alimentada pelo rio Mapocho e beneficia seis municípios da zona leste: Ñuñoa, Providencia, La Reina, Los Condes, Lo Barnechea e Vitacura (250.000 clientes), equivalente a um milhão de habitantes, e outros quatro municípios, 400.000 pessoas se beneficiam da fábrica de poços Cerro Negro em San Bernardo, que é alimentada pelo rio Maipo, inaugurado em maio.

 

 

Esse projeto acrescentou tecnologia de ponta ao desenho original, com uma nova linha de tratamento que inclui pré-decantadores, floculadores mecânicos, decantadores e novas baterias de filtro, um novo filtro de areia, controle remoto, automação de processos, gerenciamento centralizado, lavagem automática de filtros e produção de cloro a partir do sal.

 

O evento contou com a presença da Ministra da Secretaria Geral de Governo, Camila Vallejo; do Subsecretário de Obras Públicas, José Andrés Herrera; do Governador da Região Metropolitana, Claudio Orrego; dos prefeitos de Las Condes e Vitacura, Daniela Peñaloza e Camila Merino; dos prefeitos de La Reina e Lo Barnechea, José Manuel Palacios e Cristóbal Lira, juntamente com o Presidente do Conselho de Administração da Águas Andinas, Felipe Larraín, e a Gerente Geral da empresa de águas, Marta Colet.

 

 

 

Muitas outras obras são necessárias: estatutos em nível municipal, uma mudança de cultura, tanto para os consumidores industriais e agrícolas, quanto para os indivíduos; se não fizermos esta revolução da água, uma única planta não nos salvará do raciocínio.
Claudio Orrego;
O governador da Região Metropolitana

Com essas transformações realizadas por Águas Andinas, o objetivo é neutralizar os efeitos da mudança climática, implementando novas tecnologias e inovações em seus processos, a fim de implementá-las em seu Plano de Eficiência da Água.