Coca-Cola FEMSA e VEOLIA: uma aliança estratégica para a gestão de resíduos e eficiência energética

  • O projeto de Gestão Integral de Resíduos Perigosos e Não-Perigosos destinados à valorização e reciclagem que a Coca-Cola FEMSA e a Veolia trabalharão nos próximos 2 anos visa transformar os materiais utilizados na produção e operação da planta de engarrafamento em novos elementos, como papel higiênico, paletes, entre outros.
  • As duas empresas também estão desenvolvendo um projeto de trigeração de energia para o processo de produção na fábrica da Coca-Cola FEMSA em Barranquilla, na Colômbia.

A Coca-Cola FEMSA, engarrafadora líder em várias categorias de bebidas no Sistema Coca-Cola, juntamente com a Veolia, empresa que cria soluções de gestão de água, resíduos e energia, implementou, desde 2020, o projeto de Gestão Integral de Resíduos Perigosos e Não-Perigosos destinados à valorização e reciclagem. Desde então, cerca de mil toneladas de resíduos derivados da operação e produção da engarrafadora já foram transformados em: vidro para a fabricação de recipientes e janelas, madeira para a criação de paletes, metal para a fabricação de aço estrutural e papel para elementos de higiene pessoal, como papel higiênico.

Esta aliança entre a Coca-Cola FEMSA e a Veolia começou em 2019 e não cessou durante a pandemia. O projeto de Gerenciamento Integrado de Resíduos Perigosos e Não-Perigosos destinados à valorização e reciclagem, foi inicialmente proposto nas sete plantas de produção e 19 centros de distribuição da empresa, e se concentra no correto manuseio e classificação dos materiais, além dos gerenciamentos das quantidades produzidas, do ciclo de vida do material e das receitas recebidas de materiais aproveitáveis.

Neste programa, os materiais utilizados na produção e operação da Coca-Cola FEMSA na Colômbia passam por um processo especial de transformação, com o objetivo de gerar uma segunda vida útil para esses produtos. "Na Coca-Cola FEMSA continuamos trabalhando em nosso compromisso com o meio ambiente através do fortalecimento de nossas alianças estratégicas. Desta vez, com o foco em promover outra oportunidade aos materiais que usamos em nossa cadeia produtiva e continuar desenvolvendo eficiências energéticas. Com este projeto, o plástico, por exemplo, é convertido em matéria-prima para fibras têxteis e produtos de limpeza doméstica; e o papelão para fabricação de embalagens", afirmou Eduardo Pereyra, Diretor de Operações da Coca-Cola FEMSA Colômbia.

Além disso, os dois parceiros estão trabalhando em um projeto de autossuficiência energética no processo produtivo da fábrica de Barranquilla da Coca-Cola FEMSA, que consiste na geração de três energias a partir de uma única fonte de combustível. Neste caso, é o gás natural.

A primeira energia gerada é a eletricidade, que ocorre por meio de dois geradores de 1475 kW cada. Com os gases de escape dos geradores, a água será pré-aquecida para a produção de vapor através de uma caldeira de 200 BHP em quatro etapas. Na sequência, com a água de resfriamento dos radiadores, se produzirá a refrigeração utilizando um chiller por absorção de 420 TR.

“Na Veolia nos sentimos orgulhosos de poder apoiar nossos clientes a enfrentar seus desafios de eficiência e conformidade ambiental, proporcionando a eles mais tempo para focar nas principais atividades de seus negócios. A trigeração é um exemplo de como a Veolia gera esse tipo de aliança estratégica ao inovar em soluções projetadas para atender cada um de nossos clientes".
Oscar García
Diretor Nacional da Veolia Colômbia

Saiba mais sobre nossas soluções para a Coca-Cola FEMSA em Gerenciamento Total de Resíduos e Trigeração de Energia: