Como melhorar a gestão de energia em hospitais, universidades e hotéis?

  • Especialistas dos três setores discutiram sobre o tema e apontaram algumas soluções durante o Fórum Internacional "Eficiência energética: edifícios e operações verdes", realizado pela Veolia. 

A COVID-19 testou as capacidades de cada país para enfrentar esse desafio. Assim como a questão ambiental, as nações devem implementar ações focadas em alcançar a reativação da economia, mas sempre alinhada às Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e que são referentes à Agenda 2030. É hora de implementar medidas e repensar modelos que reduzam as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e, ao mesmo tempo, desenvolvam novos postos de trabalho.

Embora a crise sanitária tenha sido um fator importante em termos sociais e econômicos, ela também teve um impacto ambiental em diferentes setores, incluindo saúde, educação e turismo. Não é segredo que os edifícios são responsáveis por um terço das emissões globais de GEE ao consumirem 40% da demanda de energia. De acordo com a Agência Internacional de Energia, os investimentos em eficiência energética têm o potencial de aumentar o crescimento econômico global em 1,1%.

Durante o fórum internacional "Eficiência energética: edifícios e operações verdes", realizado pela  Veolia, Oscar Barrero, sócio da Divisão de Consultoria PwC Espanha mencionou que existem diferentes fatores estruturais que impulsionam tais eficiências, razão pela qual cada vez mais usuários, clientes e setores financeiros querem investir em alternativas sustentáveis, conscientes de seu impacto.

Os edifícios residenciais e comerciais têm o maior potencial de mitigação das cidades até 2050, de acordo com um gráfico elaborado pela Coalizão para a Transformação Urbana (CTU MX). Na América Latina pós-COVID, a tendência será aproximar oferta e demanda, não apenas no setor energético, mas também como cidades inteligentes, sendo os setores terciários os primeiros a iniciar esta transição energética, devido às suas características e enormes oportunidades de economia, disse Dafna Siegert, Parceira de Serviços de Consultoria e Líder do Segmento de Energia do AE Colômbia.

HOTÉIS

O turismo continua sendo um dos setores mais afetados pela pandemia da COVID-19, especialmente nos países da região Ásia-Pacífico e das Américas, onde as chegadas de turistas caíram aproximadamente em 74%. Segundo dados do INEGI, o setor contribui com 10% do Produto Interno Bruto (PIB), com a geração de mais de 4 milhões de empregos diretos. Em média, os hotéis gastam 10% de seus custos totais em eletricidade e combustível para seu funcionamento.

Além da prioridade imediata de mitigar os efeitos da pandemia, os países devem criar uma "nova normalidade" para o setor turístico. Diversificação, adoção progressiva de modelos de turismo mais sustentáveis e investimento em novas tecnologias poderiam ajudar a moldar a recuperação. Com base nas informações da The International Tourism Partnership, uma empresa que reúne 30.000 dos maiores hotéis do mundo, esta indústria deve reduzir suas emissões de carbono em 66% até 2030 e em 90% até 2050.

Na discussão sobre turismo e entretenimento, Jerome Peñarroya, diretor de operações da TENECER, afirmou que a preocupação do setor hoteleiro é reduzir seus gastos e ser competitivo neste momento. No nível dos desafios é claro que o cliente final precisa ter economia com pouco investimento, e deixa um pouco para o governo impulsionar esta eficiência energética.

"estamos convertendo nossos quartos em instalações inteligentes, pois nossos clientes nos pedem cada vez mais informações sobre a gestão e participação em iniciativas verdes e apoio no pessoal durante a pandemia, portanto, procuramos a Veolia como um parceiro estratégico que nos apoia na economia de energia.

Raúl Bustamante
Gerente Geral do Hotel InterContinental Cartagena de Indias

Mas informação: https://intercartagena.com/

Link para o Canal Youtube - Eficiência Energética - Hotéis

UNIVERSIDADES

A pandemia também fez com que as universidades fechassem suas instalações, afetando tanto a continuidade do aprendizado quanto a percepção dos estudantes sobre o valor de seu diploma. Portanto, essas instituições precisam reinventar os ambientes de aprendizagem para que a digitalização se expanda e complemente, mas não substitua, a relação aluno-professor e aluno-aluno. Sua reabertura trará benefícios valiosos e contribuições econômicas, gerando impactos na economia das instituições educacionais e também dos países em geral.  

"As ações que realizamos em nível universitário também podem ser adaptadas a uma escola. Temos que pensar em água, desperdício e energia, com metas alcançáveis para conseguir bons resultados e não desanimar temos que inserir o tema e elevar as autoridades, devemos empurrar e apresentar estes projetos para desenvolver agendas de sustentabilidade, é nossa responsabilidade mover e convencer os líderes".
Alejandro Cristodero
Chefe de Serviços, Obras e Operações - UADE

Link para o canal Youtube - Fórum de Eficiência Energética - Universidades

HOSPITAIS

A instalação de diferentes sistemas de saúde tem sido comprometida. A nova realidade vai forçá-los a desenvolver ou fortalecer suas capacidades, especialmente em relação aos dados e análises, tanto em relação aos pacientes como em suas operações e funcionamento.

De acordo com o relatório de 2019 Health Care Without Harm (HCWH) Health Care Without Harm (HCWH) Climate Footprint, a pegada climática é equivalente a 4,4% das emissões líquidas globais. Com a União Europeia, os Estados Unidos e a China sendo os três maiores com mais da metade do setor global. Se a saúde fosse um país, ele seria o quinto maior emissor do planeta.

As instalações sofrerão estresse energético, portanto, ser eficiente torna-se ainda mais relevante para garantir a continuidade energética, que é vital para os hospitais, disse Mariano Pelorosso, diretor do Hospital Austral na Argentina, durante o bate-papo entre os especialistas do setor da saúde. 

"O consumo mal executado nos hospitais aumenta os custos de saúde. Estrategicamente, o consumo de energia tem sido uma linha de batalha desde que o hospital implementou seu projeto de sustentabilidade. Estamos fazendo progressos em questões de eficiência energética, porque é essencial otimizar"
Joaquín Gavilán
Hospital Reina Sofía - Espanha

Fórum de Eficiência Energética Hospitais -Healthcare

A eficiência energética é a maneira mais eficaz de reduzir substancialmente os custos, além de representar múltiplos benefícios como: crescimento econômico, geração de novos mercados e empregos verdes, redução de GHG, redução de investimentos adicionais em infra-estrutura elétrica e melhoria da qualidade de vida dos habitantes. 

O fórum virtual realizado em 30 de junho, contou com a presença de especialistas de vários países para discutir as formas de gestão energética como chave para a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável.


Fontes

Associação Mexicana de Empresas de Eficiência Energética (AMENEER). 2021.

Fundo Monetário Internacional (FMI). 2021.

Agência Internacional de Energia. 2019