Dia Mundial do Meio Ambiente 2020: 10 soluções Veolia para preservar a natureza, combater a poluição e acelerar a transformação ecológica

Celebrado pela ONU em 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio  Ambiente tem como tema 2020: "O Tempo da Natureza", pois os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna possível a vida na Terra são todos proporcionados pela natureza. Neste período excepcional da luta contra a COVID-19, chegou o momento de reinventar a nossa relação com a natureza. É por isso que a Veolia está empenhada na preservação da natureza e da biodiversidade.

Acelerar a transformação ecológica

A epidemia da COVID-19 recorda-nos que o bem-estar dos seres humanos, e de todos os seres vivos em geral, depende da natureza. A biodiversidade, os ecossistemas e o seu equilíbrio precário devem ser preservados. Os setores de atividade em que a Veolia opera (água, resíduos, energia) estão diretamente ligados ao ambiente natural (água, ar, sol) e contribuem para a protecção do ambiente nos territórios, nomeadamente através da devolução de água limpa aos rios ou da limitação da poluição do solo. O compromisso da Veolia com a biodiversidade é parte integrante da sua missão: "combater a poluição e acelerar as mudanças ecológicas".

 

As 10 soluções pró-natureza da Veolia

  1. Devolução de água limpa ao ambiente natural através do tratamento de águas residuais e proteção da fauna e flora: a Veolia desenvolveu soluções que removem vários micro-poluentes presentes na água que podem perturbar o funcionamento biológico dos seres vivos.
  2. Reutilização das águas residuais para preservar este recurso, bem como ambientes aquáticos: em Windhoek (Namibia), em regiões fortemente afetadas pelo estresse hídrico, a Veolia recicla as águas residuais para garantir um abastecimento perene de água potável: em Durbán (África do Sul), o Grupo recicla 98% das águas residuais da instalação SWTW. Uma vez tratadas, as águas residuais alimentam os processos de produção das indústrias locais.
  3. Coleta e reciclagem de plásticos para combater a poluição do solo e da água e as alterações climáticas: na Indonésia, a Veolia está contribuindo  para dar uma segunda vida aos plásticos através do proyecto STOP transformando resíduos em recursos.
  4. Tratamento de resíduos perigosos para evitar que poluentes mais complexos poluam o ambiente natural (ar, água e solo): a Veolia ajuda os industriais a minimizar o seu impacto no ambiente, por exemplo através do encerramento de minas.
  5. Redução, através de soluções de baixo teor de carbono, das emissões de gases com efeito de estufa que causam alterações climáticas e erosão dos ecossistemas: a Veolia utiliza processos de "emissão zero de carbono" na fábrica da Renault em Tánger (Marrocos).
  6. Desenvolver a compostagem de resíduos orgânicos para enriquecer ecologicamente os solos: A Veolia utiliza fertilizantes orgânicos urbanos para promover a fertilidade do solo, no âmbito do projecto QualiAgro.
  7. Restabelecer ecossistemas para proteger os ambientes naturais, adaptar-se aos efeitos das alterações climáticas (inundações, secas) e preservar os serviços prestados pela natureza (água, ar, alimentação): uma zona húmida de 8 hectares no centro de Sinopec (China) melhora a qualidade da água e promove a biodiversidade.
  8. Desenvolver a gestão ecológica dos centros de preservação da biodiversidade e dos ecossistemas: Desde 1987, a Veolia gere a maior estação de bombagem de França, a Crépieux-Charmy, uma área natural preservada de 375 hectares que fornece água à cidade de Lyon.
  9. Conceber o ecobarrio para responder aos desafios ambientais e sociais e contribuir para o bem-estar da população: em Paris a,   ecobarrio de Boucicaut onstitui um reservatório de biodiversidade num ambiente urbano denso.
  10. Sensibilizar os trabalhadores, os subcontratantes e o público em geral— para a necessidade de preservar a biodiversidade: a Veolia é parceira da REcyclerie en París, em Paris, um campo de ensaio para o compromisso da sociedade civil com o ambiente. A Fundação Veolia também apoia as expedições científicas de Tara nos mares, oceanos e rios, que sensibilizam o público para as grandes questões ambientais.

Uma mobilização internacional difundida pela ONU

No âmbito do Dia Mundial do Meio  Ambiente, a Veolia organiza um concurso de fotografia para os seus colaboradores, em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente, até 5 de julho, no qual ilustrarão o seu compromisso com a natureza. As melhores fotografias serão publicadas nas redes sociais da Veolia e do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

 

Ferramentas para a gestão ecológica nos centros:

A Veolia está comprometida em atuar nas instalações de seus clientes que estão inseridos em ecossistemas frágeis, para implementar uma gestão ecológica dos ambientes, conter o uso de agrotóxicos e conscientizar seus colaboradores, subcontratados e a população em geral. Para isso, o Grupo conta com ferramentas e iniciativas:

 

  • Ferramentas para avaliar os desafios enfrentados pelos centros em termos de biodiversidade, proporcionando um diagnóstico completo.
  • "Caminho Verde", uma plataforma ambiental para o cálculo dos sinais de carbono, água e biodiversidade
  • A calculadora "Ecológica": uma ferramenta de  Internet gratuita para avaliar os equilíbrios económicos e ecológicos de uma gestão ecológica dos espaços verdes.
  • A "Carta dos Espaços Verdes"; para ajudar os centros durante todo o período de transição, bem como os profissionais de paisagismo a implementarem práticas mais ecológicas.
  • O "Guia de Gestão Ecológica" para implementar ações de promoção da biodiversidade nos centros.
  • Projetos de investigação para proteger os ambientes e iniciativas inovadoras dos nossos clientes.
  • A participação de uma rede de especialistas internos dos setores de atuação do Grupo, assim como de seu departamento de Pesquisa e Inovação.
  • Cooperação, por exemplo com o comité francês da UICN ou da NABU, a associação alemã para a proteção da natureza.
  • Ações de conscientização dos stakeholders da Veolia: conferências, eventos abertos ao público, reuniões de informação, publicações, visitas educativas. O Grupo também nomeou um patrocinador da biodiversidade para o seu comitê executivo: Philippe Guitard, diretor da zona Europa Central e Oriental, para quem "a biodiversidade na Veolia é uma mudança cultural, uma reengenharia das atividades".