As eco-eficiências são a chave para a transformação do setor de Alimentos e Bebidas.

 A eco-eficiência envolve a redução do consumo e da pegada dos recursos utilizados ou gerados nos processos de produção de alimentos.

 

Diante dos diversos desafios do setor de alimentos e bebidas na América Latina, a Veolia, referência na gestão responsável da água, energia e resíduos, reuniu um grupo de especialistas no "Fórum Internacional Eco-eficiências, a Transformação do Setor de Alimentos e Bebidas", com o objetivo de conhecer e promover soluções que contribuam para aumentar a competitividade desta indústria.

 

Este setor está sem dúvida crescendo, porém, todos os atores envolvidos enfrentam novos e mutáveis desafios para garantir sua competitividade. Hoje, as soluções são necessárias para fornecer resultados simultâneos e conectados em duas frentes: eficiência e sustentabilidade ambiental.

 

De acordo com o WRI (World Resource Institute), 25% das emissões globais de gases de efeito estufa vêm da agricultura, e um terço dos alimentos produzidos no mundo inteiro é desperdiçado. Isto é particularmente relevante na América Latina, onde a agricultura constitui uma parte fundamental da economia e representa uma condição para o crescimento.

 

Por este motivo, a Veolia incentiva esta indústria a passar por uma profunda transformação através da eco-eficiência, o que envolve a redução do consumo e da pegada dos recursos utilizados ou gerados nos processos de produção, tais como água, resíduos e energia.

Como ponto de partida dentro do Fórum, é um tópico constante de discussão no setor, foi abordada a relação direta com os consumidores, já que eles agora têm uma crescente consciência ambiental, exigindo ações e resultados concretos dos produtores de alimentos e bebidas para reduzir sua pegada ambiental. Portanto, considerando a implementação de soluções ambientalmente amigáveis, além de cumprir o objetivo principal de ajudar o planeta, aumenta o potencial para melhorar a reputação das marcas, bem como sua aceitação e consumo.

 

Ao abordar os desafios desta indústria de diferentes perspectivas, através da apresentação de casos e soluções, pode-se ver que a transformação tem assumido um papel de liderança. Uma das revelações neste espaço de discussão foi a solução apresentada pela Veolia: a bioconversão. Isto converte resíduos orgânicos ou subprodutos (resíduos de alimentos, resíduos de culturas, subprodutos do processamento de alimentos, etc.) em produtos com alto valor agregado que podem ser utilizados de diferentes maneiras.

 

Durante a pandemia, reiteramos nosso compromisso global de atuar e nos adaptarmos imediatamente para cuidar de nossos funcionários, atender nossos clientes e consumidores com todas as medidas de prevenção e segurança e, ao mesmo tempo, continuar trabalhando em nossos projetos de sustentabilidade. As lições aprendidas podem ser resumidas no fato de que devemos nos concentrar na inovação, pensar globalmente e agir localmente de forma colaborativa, pois esta será a chave para poder combater qualquer obstáculo que possa surgir
Jimena Hernández Cejudo
chefe de Sustentabilidade Global do Grupo Bimbo.
A valorização de resíduos orgânicos com tecnologias de compostagem, digestão anaeróbica, valorização térmica ou reutilização de água são algumas soluções de economia circular bem sucedidas que temos desenvolvido e implementado para empresas do setor em diferentes partes do mundo, incluindo a maioria dos países da América Latina. A implementação destas soluções é hoje uma necessidade que oferece vantagens sobre qualquer concorrente, ao mesmo tempo em que gera inúmeros benefícios para o planeta
Juan Pablo Díaz
Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Veolia Latin America & Iberia

Um exemplo de processos de bioconversão é o uso de larvas da mosca negra do soldado, que é um necrófago encontrado em todo o mundo e cuja reprodução é extremamente rápida. Quando as larvas são secas, elas se tornam fertilizantes para fertilizar a terra ou um concentrado proteico capaz de alimentar o gado, evitando assim o desmatamento causado por este setor, bem como a emissão de GEEs a partir das fezes destes animais, entre outros benefícios.

Somos todos parte do problema e devemos trabalhar juntos para resolvê-lo, devemos dar a volta e elevar o nível do desafio que foi estabelecido globalmente para deixar um mundo melhor para as gerações futuras, porque será melhor deixar consumidores comprometidos e responsáveis com o planeta
Yemina Antunes
Engenheira Ambiental Especialista da Bayer Argentina

Esta troca de experiências e conhecimentos entre diferentes países e subsetores dá origem a explorar soluções e compreender maneiras de transformar desafios em oportunidades de crescimento, abrindo ainda mais a conversa e destacando a urgência de implementar soluções ambientalmente amigáveis.

 

Representantes de sustentabilidade de empresas multinacionais como Pepsico Brasil, Nestlé Colômbia, Prunesco Chile, Grupo Bimbo, Mutatec França, Alpina, AB Inbev, Axioma B2B, Tetra Pak, Camil Alimentos Brasil, Coca Cola FEMSA, Frost & Sullivan, Bayer Argentina e os organizadores, Veolia, participaram deste espaço de discussão.