Eficiência energética: a chave para a recuperação econômica global

Numa época em que a economia mundial está à beira da recuperação, especialistas líderes participaram do webinar "O caminho para a recuperação econômica de edifícios e indústrias: Eficiência energética" organizado pela Veolia México.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, os investimentos em eficiência energética têm potencial para aumentar o crescimento econômico global em 1,1%, e também poderiam gerar até 9 milhões de empregos anualmente, informou Fairuz Loutfi, Gerente de Eficiência Energética do World Resources Institute Mexico (WRI México), no webinar "The Road to Economic Recovery for Buildings and Industries: Energy Efficiency", organizado pela Veolia, um fórum digital projetado para fornecer informações que permitirão aos participantes aprender em detalhes sobre as enormes possibilidades desse setor.

Mundialmente, os edifícios consomem 40% da demanda de energia e também são responsáveis por um terço das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE). De acordo com um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a eficiência de construção foi identificada como a estratégia de redução de emissões mais econômica do mundo. Tanto edifícios residenciais quanto comerciais têm o maior potencial de mitigação para as cidades até 2050, de acordo com um gráfico desenvolvido pela Coalizão para a Transformação Urbana (CTU MX).

A eficiência energética é a maneira mais eficaz de reduzir substancialmente os custos e representa múltiplos benefícios, tais como: crescimento econômico, geração de novos mercados e empregos verdes, redução dos GEE, redução de investimentos adicionais em infraestrutura elétrica e melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Da mesma forma, contribui para alcançar os objetivos da ONU na agenda de 2030, que procura alcançar energia sustentável para todos e dobrar a taxa de melhoria da eficiência energética.

Como parte do Sistema Nacional de Pesquisa, Armando Llamas, Professor de Energia Elétrica do Tecnológico de Monterrey, afirmou que entre os desafios do setor deve-se considerar a eficiência energética como parte das despesas operacionais, e não apenas uma data para pagar uma conta de eletricidade. De seu ponto de vista, o gerenciamento de energia é um processo, não um destino, portanto, uma visão de longo prazo deve ser trabalhada.

Nesse evento virtual, Jerome Peñarroya, Diretor de Operações da TENECER, confirmou que é fundamental promover uma cultura energética nas pessoas e nas empresas, assim como incentivar carreiras tecnológicas focadas nesta área em crescimento. Ele disse que com a aplicação adequada dos processos de eficiência energética, o consumo, os custos e as emissões são reduzidos, e também permite que as empresas liberem capital para uso em outras prioridades, promovendo assim a competitividade. Além disso, ela também proporciona uma imagem verde, facilita a profissionalização e homogeneização do setor.

Como parte de sua apresentação nas instalações do Hubgrade na Argentina, Gabriel Orue, Diretor de Serviço de Energia para Construção da Veolia LATAM, discutiu as soluções inovadoras oferecidas por esses centros de desempenho e monitoramento, como a geração e avaliação de gráficos de consumo em tempo real, a fim de identificar o consumo esperado versus o consumo real e, finalmente, a economia obtida e, assim, através de uma análise detalhada, otimizar a energia ajudando a reduzir a pegada ambiental e contribuir para o desenvolvimento sustentável das indústrias, centros comerciais, hospitais, universidades, centros residenciais e cidades.  Ele também afirmou que é mais econômico pagar por serviços de eficiência energética do que gerar mais energia.

Existem 35 hubs no mundo que operam com sucesso em países como México, Colômbia e, em breve, no Brasil e Chile, onde trabalham profissionais altamente especializados, incluindo analistas, auditores, técnicos de campo, engenheiros especializados em conectividade IdC, entre outros.