Eficiência hidráulica: A Veolia Chile assina contrato com a Essbio para a busca ativa de vazamentos

Eficiência hidráulica: A Veolia Chile assina contrato com a Essbio para a busca ativa de vazamentos.  

 

  •  Isso é possível graças à tecnologia He-Tracer da Veolia, que melhora a detecção de vazamentos nas redes de distribuição.

 

A região de O'Higgins é uma das áreas do Chile mais afetadas pela seca, portanto, otimizar o uso da água nesse território tem se tornado cada vez mais importante. 

Como forma de cuidar desse precioso recurso, a empresa Essbio - a segunda maior empresa de saneamento do país e a maior da região - assinou um contrato com a Veolia Chile para buscar ativamente vazamentos ocultos que afetam a disponibilidade de água na região.

Pedro Grauvilardell, Gerente Adjunto de Eficiência Hídrica da Veolia, explica que, graças ao trinômio virtuoso entre a tecnologia de ponta He-Tracer, equipamentos especializados e metodologia baseada na experiência e adaptação contínua às redes de água potável do Chile, é possível prestar o serviço com uma eficiência de detecção de mais de 95%. 

 

 

O HE-Tracer da Veolia usa hélio como gás traçador, que é dissolvido na água que circula na tubulação. Um processo chamado dessorção ocorre na área do vazamento, onde o gás é liberado da água, sai dos canos e permeia o solo. A equipe de especialistas extrai o ar contido nessa superfície e o analisa. Se houver uma concentração incomum de hélio - acima de um limite predefinido - há um vazamento.

Dessa forma, essa tecnologia da Veolia tornou-se uma ferramenta valiosa para ajudar a combater o estresse hídrico, devido à extensa seca que afetou grande parte do território do Chile por mais de uma década.