"Ao Redor da Iberoamerica 2023":

"Ao Redor da Iberoamerica 2023":

Veolia e OEI promovem campanha de educação ambiental entre estudantes.

 

  • O tema principal é "Otimizando recursos: água, resíduos e energia; Ações que renovam o mundo" e tem como objetivo conscientizar sobre a importância de cuidar e fazer uso eficiente desses elementos essenciais para a vida no planeta. 

 

Com a assinatura de um novo acordo, a Veolia e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) estão lançando a décima versão da campanha "Ao Redor da Iberoamerica", um projeto educacional que busca promover a proteção ambiental entre as crianças da região. 

Este ano, o tema principal é "Otimizando recursos: água, resíduos e energia; Ações que renovam o mundo" e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância de cuidar e fazer uso eficiente desses elementos essenciais para a vida no planeta. 

Desde o início desse programa de educação ambiental em 2012, mais de 200.000 estudantes de países latino-americanos participaram, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Panamá. Durante esse período, vários tópicos foram abordados, como cuidados com a água, desenvolvimento sustentável, proteção da biodiversidade, economia circular, energias renováveis e reciclagem.

 

Gustavo Migues, diretor da Veolia Zona Delegada Latin America, diz que, uma década após sua criação, essa iniciativa educacional é mais relevante do que nunca. "Ao longo dos anos, temos abordado vários temas para ajudar as novas gerações a aprender e crescer com maior consciência ambiental, para que possam ser agentes de mudança em suas comunidades. Como um grupo de especialistas em soluções ambientais, estamos convencidos de que a educação e a participação de todos são essenciais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e avançar em direção ao desenvolvimento sustentável", diz ele.

 

Como parte dessa versão 2023, as escolas receberão material educacional desenvolvido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), que inclui informações e uma variedade de atividades para que os alunos aprendam sobre essas questões de forma didática.

"Para a OEI, é uma grande satisfação colaborar mais uma vez com a Veolia no desenvolvimento desses importantes recursos educacionais que ajudarão nossas crianças a aprender sobre o valor da enorme riqueza ambiental que temos na Ibero-América", diz Mariano Jabonero, Secretário Geral da OEI. "A partir do nosso Programa Ibero-Americano de Direitos Humanos, Democracia e Igualdade, promovemos iniciativas que ajudam nossos alunos a aprender sobre as formas democráticas que eles têm à sua disposição para levantar suas ideias sobre questões prioritárias para a nossa região, como a gestão de água, resíduos e energia", observou ele.

 

 

O programa termina com um concurso para alunos de 10 a 11 anos de idade, que consiste na elaboração de uma carta com um discurso, pedindo às autoridades as mudanças necessárias para cuidar e otimizar recursos como água, energia e tratamento responsável de resíduos, bem como um desenho que represente seu ambiente com essas mudanças positivas.