A equipe da Veolia no Hospital de Sant Joan Despí, premiada pela melhor proposta em termos de segurança no trabalho de manutenção do centro

Veolia, o líder mundial em gestão otimizada de recursos, apresentou hoje, juntamente com o Hospital de Sant Joan Despí (Complexo Hospitalar Moisès Broggi), o primeiro prêmio do concurso "Procure os riscos do seu dia-a-dia", lançado durante a Semana da Saúde e Segurança 2020. Os vencedores desta edição foram membros da equipe da empresa localizada no centro, que relataram um risco na instalação ou substituição dos equipamentos de ar condicionado localizados no telhado e forneceram uma solução que pode ser útil para outros colegas e contratos, bem como para trabalhos de manutenção em qualquer elemento pesado que precisa ser instalado em pontos elevados. 

Nos edifícios onde a Veolia tem um contrato de manutenção, uma tarefa comum é a instalação, substituição ou reparo dos equipamentos de ar condicionado montados no telhado. Nestas tarefas, há um risco de acidente devido ao manuseio de cargas pesadas (este equipamento pode pesar até 130 kg) e de queda da escada, pois requer movimentos ou esforços que são perigosos para a estabilidade do trabalhador. A fim de evitar estas situações, a equipe da Veolia propôs o uso de equipamentos auxiliares de elevação de cargas para evitar o excesso de esforço ao subir ou manter a máquina em posição e, além disso, para permitir que o trabalhador permaneça em uma posição estável na escada.

A prevenção de riscos ocupacionais é uma prioridade constante em todas as atividades da Veolia, e a empresa está empenhada em inovar nesta área, desenvolvendo novos métodos de gestão, identificando riscos operacionais nos postos de trabalho para prevenir e mitigar situações de risco. Além disso, o departamento de saúde e segurança se concentra em identificar os riscos nas instalações e propor melhorias. Tudo isso, combinado com objetivos muito exigentes na melhoria das condições de trabalho e na avaliação dos fornecedores de acordo com critérios de segurança, permite à Veolia garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, o que se traduz numa redução do número de incidentes.

Pela sua parte, o Dr. Jordi Vilarasau, diretor do Complexo Hospitalar Moisès Broggi, disse: "O Consorci Sanitari Integral está plenamente consciente da necessidade de prevenir os riscos ocupacionais. Por este motivo, é especialmente gratificante confirmar que nossos parceiros agem da mesma forma neste sentido e estão claramente comprometidos com a prevenção, segurança e saúde de seus trabalhadores".

Na Veolia, só conhecemos uma maneira de trabalhar, que é trabalhar com segurança. A saúde e segurança de nossos funcionários é uma prioridade para nós, razão pela qual vamos além do cumprimento formal da legislação, buscando alcançar a excelência nesta área. Ao realizar este tipo de iniciativa, encorajamos nossos funcionários a serem proativos na sua própria segurança, informando e propondo melhorias nas instalações onde trabalham, demonstrando nossa cultura de segurança.
Gemma Oliach
Gerente Geral da Veolia Serveis Catalunya