Gasfitero Amigo, um programa de aprendizagem e empreendedorismo da Veolia no Equador

Gasfitero Amigo, um programa de aprendizagem e empreendedorismo da Veolia no Equador

 

Gasfitero amigo é uma iniciativa social da Interagua e Veolia Equador, que tem o objetivo de oferecer cursos sobre instalações de gás para a comunidade local urbana e rural. Dessa forma, quem participar dos treinamentos poderá realizar tarefas como montagem, ajustes, instalação e reparo de tubulações, água e acessórios de drenagem para edifícios em geral.

 

Um dos principais objetivos do programa é motivar os cidadãos a se tornarem empreendedores através de dinâmicas em grupo e debates que geram reflexão.

 

Segundo Darwin Vulgarín, 49 anos, participante do Gasfitero Amigo, ele já está realizando pequenos reparos em Guayaquil e outras cidades da região. "Ajudei minha cunhada a encontrar um vazamento de água, também troquei os tubos e pude receber entre US$ 10 e US$ 15 por este trabalho", informa.  Vulgarín agradece a oportunidade de desenvolver novas habilidades. "Eu aprendi, por exemplo, que os tubos para os banheiros não devem estar em uma posição invertida", explica. 

 

 

 

O programa Gasfitero Amigo oferece aulas teóricas e práticas para os alunos do programa. Esta ação começou em 2017 e tem beneficiado pessoas de áreas rurais e bairros populares de Guayaquil.