Grupo Renault, Veolia e Solvay se unem para reciclar metais de baterias ao final de sua vida útil

O consórcio ilustra um novo tipo de colaboração na cadeia de valor das baterias para preservar os recursos, reduzir as emissões de carbono e criar valor.

Bruxelas e Paris, 18 de março de 2021. Hoje, o Grupo Renault, líder no setor automotivo, juntamente com a Veolia, líder mundial em gestão otimizada de recursos, e a Solvay, uma empresa líder de base científica, anuncia uma parceria para viabilizar a economia circular de metais de baterias de veículos elétricos na Europa através da reciclagem em circuito fechado.

O consórcio entre a Veolia e Solvay, criado em setembro de 2020, é reforçado pela posição pioneira e a expertise do Grupo Renault em economia circular e no ciclo de vida das baterias de veículos elétricos, resultando em uma parceria altamente complementar que se beneficia da expertise da Solvay na extração química de metais de baterias e dos 10 anos de experiência da Veolia na desmontagem e reciclagem de baterias de íons de lítio através de um processo hidrometalúrgico.

Com a previsão de que o número de veículos elétricos em circulação passe de 10 milhões em 2020 para mais de 100 milhões em 2030 no mundo*, garantir o acesso estável a materiais de baterias com fontes responsáveis é um desafio estratégico.

Diante disso, os três parceiros visam estabelecer uma fonte segura e sustentável de de metais estratégicos para baterias, como cobalto, níquel e lítio. As empresas planejam atingir este objetivo alavancando sua respectiva experiência em cada etapa da cadeia de valor - desde a coleta de baterias de veículos elétricos ao final de sua vida útil até a desmontagem, extração e purificação de metais - e melhorando os processos mecânicos e hidrometalúrgicos de reciclagem de baterias existentes. Graças à inovadora tecnologia conjunta da Solvay e da Veolia, metais estratégicos previamente recuperados em uma forma adequada apenas para aplicações metalúrgicas serão extraídos e purificados em metais de alta pureza prontos para reutilização em novas baterias, reduzindo assim a pegada ambiental das futuras baterias de veículos elétricos através deste ciclo fechado.

Os três parceiros já estão ativamente envolvidos em uma fase piloto, que inclui a criação de uma planta de demonstração pré-industrial na França com capacidade para extrair e purificar metais de baterias de veículos ao final de sua vida útil.

"O Grupo Renault adota uma abordagem holística do ciclo de vida da bateria: reparar baterias de primeira vida para prolongar sua vida útil no carro, desenvolver aplicações de segunda vida para armazenamento de energia e montar um sistema de coleta e reciclagem de baterias. Hoje, estamos orgulhosos de reforçar nosso compromisso com a reciclagem de baterias, unindo forças com a Veolia e a Solvay. Nosso objetivo é implementar soluções inovadoras de reciclagem de baterias de baixo carbono para preparar o caminho para o fornecimento sustentável de materiais estratégicos de baterias à medida que a mobilidade elétrica cresce. Juntos, aproveitamos nossa forte presença em toda a cadeia de valor dos veículos elétricos na Europa para assumir uma posição competitiva no mercado de materiais para baterias e gerar valor além de nosso negócio principal".
Luca de Meo
CEO da Renault
Dada a magnitude das questões ambientais que o mundo enfrenta, a transformação verde é uma necessidade urgente. Com o Grupo Renault unindo forças com Veolia e Solvay, estamos dando coletivamente mais um passo em direção a soluções de ciclo fechado para preservar os recursos naturais. Isso demonstra como as empresas que trabalham juntas podem conceber e implementar novas soluções que melhoram nosso ambiente e renovam nossas economias".
Antoine Frérot
CEO da Veolia
"Este consórcio é um grande exemplo de uma parceria de cadeia de valor que torna a economia circular uma realidade para os metais das baterias. Estamos encantados que o Grupo Renault se junte ao consórcio e o veja como um parceiro estratégico para fechar o ciclo de circularidade, fornecendo material de entrada para reciclagem e reinjeção dos metais purificados de volta ao ciclo da bateria. Este projeto exemplifica como pregamos com nosso roteiro de sustentabilidade da Solvay One Planet, pois nosso objetivo é duplicar a receita gerada em uma economia circular até 2030".
Ilham Kadri
CEO do Grupo Solvay