“ Isla Fuerte Pensa Verde".

O arquipélago das Ilhas Rosário tem aproximadamente 21.300 habitantes e desempenha um papel estratégico do ponto de vista ambiental, devido a sua influência direta sobre o Parque Natural Nacional Los Corales del Rosario e San Bernardo e suas zonas tampão. Constitui um valioso grupo submarino de ecossistemas da mais alta produtividade e biodiversidade, onde se encontram as mais importantes formações de recifes continentais do país, amostras únicas de florestas de mangue costeiras, extensas gramíneas marinhas que bordejam as ilhas, uma diversidade de invertebrados e uma infinidade de peixes de recife multicoloridos. Dada a importância destas ilhas para o país e o mundo, elas foram declaradas Reserva da Biosfera pela UNESCO. Neste contexto, a Veolia é um ator muito importante, em seu papel de empresa de serviços ambientais, que articula os esforços de organizações estatais e privadas, como a Corporação Ambiental, a Marinha Nacional e a Corporação de Parques Nacionais, para melhorar as condições de vida destas comunidades e a proteção da biodiversidade deste território, através de ações voltadas para o manejo e uso sustentável de seus recursos naturais.

 

Na zona insular de Cartagena existem vários problemas no manejo dos resíduos, pois há um grande volume de resíduos sólidos depositados nas ervas marinhas afetando o equilíbrio biológico das espécies do território, também as praias não possuem centros de coleta suficientes, de modo que formam pontos de despejo inadequados e tanto os habitantes quanto os turistas não separam os resíduos, fazendo com que elementos não biodegradáveis entrem no ambiente marinho. Nosso projeto gerencia de forma integral o processo de coleta, transporte e processamento de resíduos sólidos e orgânicos nas mãos dos nativos, devolvendo-lhes um sentimento de pertencimento e incentivando-os a cuidar de seu meio ambiente.

 

Através da implementação do centro de coleta de resíduos de Isla Fuerte, 2.800 habitantes da ilha se beneficiaram do processo de proteção dos ecossistemas circundantes da ilha (floresta seca oceânica e tropical) contra o despejo indiscriminado de resíduos plásticos, altamente poluentes para a biodiversidade marinha. Estes habitantes também recebem acesso ao serviço essencial de coleta e gestão integrada de resíduos sem nenhuma taxa, e participam ativamente da estratégia de utilização de materiais e compostagem de resíduos orgânicos. 

 

Desde a implementação do projeto, resultados significativos foram alcançados tanto para a empresa quanto para a comunidade de Isla Fuerte, dando continuidade e qualidade à prestação do serviço de coleta da ilha e impactando positivamente as condições ambientais, sociais e econômicas de seus habitantes. Alguns dos benefícios gerados com o desenvolvimento do projeto foram: 

 

  • Redução na quantidade de resíduos dispostos no aterro sanitário passando de 13 toneladas para 9 toneladas de resíduos comuns por mês.
  • Otimização dos tempos, frequências de coleta, custos e recursos operacionais, gerando uma economia de 44,44%.
  • Aumento do volume de toneladas de resíduos utilizáveis: 10,8 toneladas de materiais como sucata, plástico e papelão foram recuperadas, assegurando que este material seja reincorporado aos processos de produção, incentivando assim a economia circular.
  • Geração de entre 50 - 80 kg de fertilizante orgânico por mês, que é utilizado para a ornamentação do Centro de Desenvolvimento e para a manutenção das áreas verdes da comunidade, além de sua entrega aos nativos para a produtividade das hortas dos moradores.
  • Zero emissão atmosférica nas viagens para coletar resíduos utilizando um veículo elétrico.