Mais de 20.000 estudantes na América Latina aderiram à Transformação Ecológica em 2022 através do programa "Em torno da Ibero-América", alcançando cerca de 200.000 crianças que participaram deste programa.

Mais de 20.000 estudantes na América Latina aderiram à Transformação Ecológica em 2022 através do programa "Em torno da Ibero-América", alcançando cerca de 200.000 crianças que participaram deste programa.

 

O programa, que está agora em seu 10º ano, foi realizado no Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Panamá, envolvendo 385 escolas e mais de mil professores no continente.

 

Com a participação de mais de 20.000 crianças, foi realizada em sete países do continente a nona versão da campanha ambiental "Em torno da Ibero-América", desenvolvida pela Veolia em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos. 

 

Nesta versão de 2022, o tema central foi "A urgência de cuidar da água: pequenas ações, grandes mudanças", que se concentrou em promover entre os jovens a importância de preservar este recurso vital, que está se tornando cada vez mais escasso devido à intensa seca que afeta diferentes países, com um impacto especial sobre as populações mais vulneráveis.

 

Desta forma, a Veolia incentiva a Transformação Ecológica em meninas e meninos, através da promoção destas questões ambientais, com o objetivo de motivá-los a serem agentes de mudança em suas respectivas comunidades.

 

Denisse Ike, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Veolia na América Latina, disse: "Ao redor da Ibero-América é um de nossos principais programas em termos de responsabilidade social, além de ser uma iniciativa que está muito de acordo com nosso propósito e que reafirma mais uma vez o compromisso que temos com as novas gerações e comunidades da América Latina". 

 

Vale mencionar que desde 2012, este programa já reuniu mais de 200 mil estudantes na América Latina, que participaram de campanhas de educação ambiental, tais como cuidados com a água, desenvolvimento sustentável, proteção da biodiversidade, economia circular, energias renováveis, reciclagem, entre outros. 

 

Aprender de forma diferente

 

Durante esses meses da campanha, foram realizadas diferentes atividades nas escolas participantes, como a entrega de material educativo desenvolvido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), para que os estudantes pudessem aprender sobre o cuidado da água de forma didática e inovadora. 

 

 

Além disso, foi realizado um concurso para que aplicassem o que aprenderam através da elaboração de uma campanha de comunicação destinada a conscientizar a comunidade local sobre a proteção deste recurso vital, bem como promover soluções inovadoras para a seca e outros riscos ambientais. Os melhores projetos foram premiados, destacando-se também as escolas mais participativas. 

 

 

Por sua vez, Mariano Jabonero, Secretário-Geral da OEI, disse: "A educação continua sendo um pilar fundamental na região Ibero-Americana para atuar diante de certos problemas que exigem a atenção, o interesse, a participação e o aprendizado de nossos alunos. Este é o caso da conscientização e de como agir diante do problema da mudança climática e este ano queremos abordar o cuidado com a água e tudo o que podemos fazer desde a esfera educacional para abordar um problema que nos afeta a todos na região. Da OEI queremos continuar desenvolvendo as capacidades de nossos alunos e a responsabilidade de nossos professores para encorajá-los a fazer parte da mudança e ser capazes de identificar os problemas e responder com as melhores soluções ambientais".

 

A campanha "Ao redor da América Latina" é parte do processo de transformação ecológica da Veolia nos países onde ela opera e do compromisso da empresa em contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde ela opera.