Mais de 3 mil casas em Móstoles economizam em aquecimento graças às redes de aquecimento com biomassa.

Por ocasião do Dia Mundial da Eficiência Energética

A biomassa é uma fonte econômica e ambientalmente correta de energia renovável, pois reduz as emissões de CO2 emitidas para a atmosfera. Entretanto, apesar de seus muitos benefícios como facilidade de aquisição, produção e preço estável ao longo do ano, a biomassa continua sendo uma energia alternativa desconhecida entre os cidadãos.

Embora não para todos. Móstoles, uma das cidades mais povoadas da Comunidade de Madri, pode se orgulhar de ter uma das maiores redes de aquecimento de biomassa da União Europeia. A Prefeitura, em seu compromisso de encontrar um modelo energético mais sustentável, inaugurou a rede de calor de biomassa Móstoles Ecoenergia com Veolia em 2017. A rede fornece atualmente aquecimento e água quente doméstica para um total de 3.532 residências.

Vantagens da rede de calor da biomassa

A rede de calor de biomassa da Móstoles Ecoenergia tem múltiplos benefícios. Por um lado, representa uma economia significativa, pois reduz o custo da água quente e do aquecimento em 20%, garantindo o conforto dos residentes. Para isso, utiliza cavacos de biomassa florestal, provenientes da limpeza das florestas espanholas. Por outro lado, o uso desta biomassa evita a emissão de 9.000 toneladas de CO2 por ano, reduzindo assim a pegada ecológica das comunidades dos proprietários de casas que ela abastece. Móstoles recebeu a distinção de Cidade da Ciência e da Inovação.

A rede térmica da Móstoles Ecoenergia foi projetada para atender 6.500 residências. O objetivo é expandir gradualmente a rede para atingir este número em seis ou sete anos.

Hubgrade: o cão de guarda da instalação

A Veolia também está proporcionando aos residentes uma gestão mais transparente e eficiente. Através do Hubgrade, o centro de controle de eficiência energética da Veolia, os especialistas da empresa podem otimizar o consumo de energia das instalações e garantir tanto condições de conforto quanto um menor impacto ambiental.

Hubgrade torna possível detectar qualquer anomalia antecipadamente e corrigi-la remotamente ou enviar um aviso para o técnico relevante. Desta forma, a empresa antecipa e tenta resolver qualquer possível incidente antes mesmo de ser notado pelo usuário. Além disso, os residentes podem consultar todos os dados através de um aplicativo.