METSO:OUTOTEC e Veolia firmam parceria em eficiência energética

Contrato de eficiência energética visa alcançar metas ambientais e economias no consumo através de sistema, desenvolvido pelo Veolia, que usa inteligência artificial e expertise humana na análise.

Em busca de soluções ambientais e tecnologias capazes de aprimorar a gestão de energia e garantir eficiência na utilização deste recurso em sua planta industrial localizada em Sorocaba, no Estado de São Paulo, a METSO:OUTOTEC encontrou na Veolia Brasil a parceira ideal para monitorar e analisar seus consumos energéticos. 

A empresa finlandesa – pioneira em tecnologias sustentáveis, soluções completas e serviços para indústrias de agregados, minerais e metais – contará com o serviço de reporting e inteligência de dados via Hubgrade. A plataforma digital, exclusiva do Grupo Veolia, monitora em tempo real e de forma remota, diretamente da sede da Veolia na zona Oeste paulista, os fluxos, disponibilidade e consumos energéticos do processo produtivo na procura de oportunidades de eficiência e optimização.

Com aplicação personalizada para as instalações da METSO:OUTOTEC, sensores instalados no complexo industrial identificam pontos de melhoria no empenho da energia, para a redução de consumo, bem como o potencial dos equipamentos, e gerarão relatórios de performance online, a fim de indicar soluções para tomadas de decisão de curto a longo prazo.

Este é o primeiro cliente industrial de grande porte no Brasil que apostou exclusivamente no Hubgrade, recentemente inaugurado no país, para desenvolver um projeto de eficiência energética.

 

Temos claro que o Hubgrade é uma ferramenta que exemplifica como enfrentar os desafios industriais do século XXI e demonstra o potencial da Veolia em contribuir com eficiência econômica e ambiental no mercado
José Renato Bruzadin
Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Veolia Brasil.

Em operação há mais de 10 anos em clientes de renome por todo o mundo – como Tetrapak, Daimler Benz, Coca Cola e McCain – o Hubgrade é tido como estratégico para a expansão da atuação da Veolia no Brasil a partir deste ano. A companhia francesa trouxe o Hubgrade ao país desde 2020 sendo a plataforma aplicada como extensão de projetos de operação e manutenção em água, resíduos e energia de clientes globais consolidados no país.

Já no projeto customizado para a METSO:OUTOTEC, o Hubgrade passa a ser protagonista na gestão otimizada para eficiência energética, o que reforça seu potencial versátil de atender a diferentes expectativas de performance do mercado, em projetos de diferente tipo com uma visão de transformação digital e indústria 4.0.