Mobilidade sustentável: Faurecia e Veolia são pioneiras no uso de plásticos reciclados nos interiores dos automóveis

 

  • Empresas se unem para reaproveitar materiais e alcançar uma média de 30% de plásticos reciclados para os módulos interiores automotivos até 2025. 

 

  • Conhecimento tecnológico e capacidades industriais de ambas as empresas acelera o tempo de comercialização e desenvolvimento.

A Faurecia, empresa do Grupo FORVIA, e a Veolia firmaram um acordo de cooperação e pesquisa para desenvolver compostos inovadores para os módulos interiores automotivos, com o objetivo de alcançar uma média de 30% de conteúdo reciclado até 2025. Por meio desta parceria, as empresas vão acelerar a implantação de soluções inovadoras de interiores sustentáveis implementadas em painéis de instrumentos, painéis de portas e consoles centrais em países da Europa. A produção das matérias-primas secundárias terá início a partir de 2023 nos centros de reciclagem da Veolia, na França.

 

O uso de plásticos reciclados é um dos principais desafios para a transformação ecológica da indústria automotiva, pois desempenha um papel importante na redução das emissões de CO2 e na melhoria do desempenho ambiental do veículo. Atualmente, os interiores automotivos são feitos, em sua maioria, de material virgem.   

 

A parceria estratégica apoiará as empresas a desenvolver novas competências através de ações sustentáveis, respeitando os rigorosos padrões de arquitetura automotiva, pesquisa e tratamento de resíduos plásticos industriais e pós-consumo. 


 

A Veolia é líder em reciclagem e há mais de cinco anos  fornece compostos de polipropileno para a indústria automotiva na França. Este projeto de colaboração com a Faurecia permitirá à Veolia expandir sua gama de produtos automotivos para interiores de veículos.


 

    Segundo o Diretor Executivo da Faurecia, Patrick Koller, a parceria vai levar mais inovação à indústria. "Como um fornecedor automotivo com um portfólio líder da indústria em materiais sustentáveis, estamos posicionados de forma única para fornecer soluções inovadoras aos fabricantes de automóveis e seus clientes". Ao combinarmos nossas forças de inovação e industriais com a Veolia, vamos acelerar a comercialização de materiais sustentáveis inovadores no mercado, além de contribuir para reduzir o desperdício plástico e fortalecer a economia circular". Este acordo também apoiará a Faurecia rumo à neutralidade de CO2 para o escopo 3, baseado nos princípios de usar menos, usar melhor e usar por mais tempo".

Já de acordo com a Chefe de Operações do Grupo Veolia, Estelle Brachlianoff, ambas as empresas estão trabalhando para aumentar o fornecimento de matérias-primas secundárias para a indústria automotiva. "Como a demanda por plástico reciclado aumenta em todos os setores, há necessidade de reciclar mais fluxos de resíduos plásticos". A colaboração com a Faurecia nos permite aumentar nosso fornecimento de matérias-primas secundárias para a indústria automotiva através do desenvolvimento de compostos de alto valor agregado. Essas soluções interiores sustentáveis também contribuirão para a mobilidade sustentável, que está no coração da transformação ecológica". A Veolia está aumentando suas capacidades de reciclagem de plástico com investimento contínuo na industrialização e expansão de nossas instalações de reciclagem existentes na França e no mundo, com o objetivo de atingir um faturamento de 1 bilhão de euros até 2025". 

Em linha com os objetivos de neutralidade de CO2 do Grupo, a Faurecia criou em 2021 uma divisão de Materiais Sustentáveis do Grupo Empresarial para desenvolver e fabricar materiais de última geração. Essa divisão tem como objetivo oferecer um painel de controle completo de baixo CO2 e até mesmo materiais negativos de CO2, a fim de apoiar os objetivos de sustentabilidade dos OEMs.