O Centro de Informação de Coleta CIC da Veolia inicia suas operações no México

Localizada em Tuxtla Gutiérrez, o Centro oferecerá soluções digitais em todo o país com uma média de 1.615 toneladas de resíduos coletados diariamente

Foi lançado o Centro de Informação de Coleta (CIC), o primeiro deste tipo no México que promove eficiência e segurança na gestão de resíduos urbanos através da digitalização. O CIC está localizado na capital, onde se tornará o núcleo de inteligência dos serviços de coleta em nível nacional. Sua inauguração foi anunciada em um evento presidido por Carlos Orsoe Morales Vázquez, o Presidente Municipal de Tuxtla Gutiérrez, além de representantes da Veolia.

Através de uma plataforma digital desenvolvida por especialistas mundiais, o CIC permitirá uma combinação de controle e interatividade para medir e monitorar a eficiência dos serviços, para torná-lo mais eficiente, seguro e ecologicamente correto. 
 

Com sua implementação, haverá funcionalidades como:

  • Monitoramento em tempo real das unidades de coleta 24X7
  • Visibilidade da rota e dos horários das rotas de coleta por meio de câmeras de vídeo
  • Gravação da conformidade do controle de velocidade das unidades
  • Resposta imediata ao uso do botão de emergência para relatar qualquer contratempo ou dano à unidade
Esta inovação tecnológica representa um avanço importante para nossa cidade e para nosso país. Estamos orgulhosos de sediar este projeto que beneficiará 700 mil habitantes em Tuxtla e 1,9 milhão de pessoas em todo o país. Sabemos que seu funcionamento trará benefícios importantes para a comunidade Tuxtla, o que se somará ao plano de trabalho que temos desenvolvido para ter uma cidade mais limpa, um ambiente mais saudável que favorecerá o bem-estar geral.
Carlos Orsoe Morales Vázquez
Presidente Municipal de Tuxtla Gutiérrez

Por ser um centro com operações em todo o país, analistas treinados poderão supervisionar, na tela e no local, a logística de coleta de um total de 120 rotas nas cidades de Guadalupe, Nuevo León, Nuevo Laredo, Tamaulipas e Silao, Guanajuato, estados que possuem os serviços de gerenciamento de resíduos da Veolia e que coletam 1.615 toneladas de lixo diariamente.

A implementação do CIC é parte da melhoria dos serviços prestados pela Veolia à cidade, tais como a renovação da frota de coleta, o tratamento de resíduos sólidos urbanos no aterro San Francisco Tucutzano, o programa de contenção, o triturador de pneus, a planta de seleção e as campanhas de cultura ambiental voltadas para a comunidade.

O CIC trará muitas vantagens, como a redução da poluição e da pegada ambiental, assim como menos tráfego de veículos. Com um investimento de 5,5 milhões de pesos, concentramos nossos esforços em proporcionar às famílias um serviço de coleta mais eficaz e pontual, evitando assim o acúmulo de lixo nas ruas. Ao mesmo tempo, as medidas de segurança para os coletores serão aumentadas, pois seu bem-estar é fundamental para nós.
Alejandro Castañón
Gerente Geral da Veolia Tuxtla