O Obelisco de Buenos Aires se veste com sacos para promover a reciclagem de plástico

O Obelisco de Buenos Aires se veste com sacos para promover a reciclagem de plástico 

 

Poucos dias antes de seu 87º aniversário, o ícone que identifica a capital da Argentina foi coberto com 30.000 sacolas plásticas de diferentes cores com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da reciclagem. O obelisco de Buenos Aires está localizado na Plaza de la República, no centro da cidade, uma área que está sendo limpa pela nossa empresa AESA Buenos Aires/Veolia. 

A intervenção foi inaugurada oficialmente em 17 de maio, coincidindo com a celebração do Dia Mundial da Reciclagem, e permaneceu no local até 22 de maio. 

 

Todo esse plástico que cobre o Obelisco representa os materiais recicláveis que coletamos na Cidade a cada minuto, todos os dias, graças à ação conjunta que realizamos com as cooperativas de catadores urbanos e nosso sistema de coleta.
Clara Muzzio
Ministra do Espaço Público e Higiene Urbana da Cidade

A intervenção no obelisco foi chamada de "O plástico com o qual vivemos" e foi realizada pelo coletivo internacional de arte Luzinterruptus, que cria obras urbanas em espaços públicos, usando a luz como matéria-prima, a noite como tela e elementos da vida cotidiana que, juntos, geram impacto e atração.

Os artistas encheram a base do monumento com mais de 30.000 sacos plásticas de uso único, criando um mosaico multicolorido e iluminado de dimensões imponentes. Cada uma dessas sacolas pesava aproximadamente 7 gramas, o que no total representa os recicláveis coletados por minuto na cidade.

 

 

O objetivo da intervenção foi destacar o consumo excessivo de plásticos para desafiar os cidadãos, promover hábitos sustentáveis e aumentar a conscientização sobre a necessidade de continuar separando nossos resíduos na fonte para aumentar a recuperação de materiais recicláveis.
Larisa Lescano
Gerente de Relações Comunitárias e Comunicação da AESA Buenos Aires.

Para coletar os materiais, a Prefeitura convocou os moradores, por meio das redes sociais, a deixar suas sacolas plásticas em todos os Pontos Verdes distribuídos em praças e parques de diferentes bairros de Buenos Aires.

Em 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, também foram organizadas atividades de conscientização em torno da Plaza de la República. Houve jogos interativos para transeuntes, turistas e vizinhos de todas as idades:  Reciclab, Recicletas, Simulador Misión Ciudad Limpia e Reciclatón.

Esse tipo de ação em grande escala e outras que são realizadas diariamente nos bairros da cidade fazem parte do Plano de Relações Comunitárias do Serviço de Higiene Urbana, cujo objetivo é promover a separação de resíduos na fonte para atingir as metas de Resíduo Zero da Cidade de Buenos Aires. 

 

 


Sobre a AESA Buenos Aires

AESA Buenos Aires, a empresa Veolia que opera o Serviço Público de Higiene Urbana na Comuna 1 da Cidade Autônoma de Buenos Aires.

O serviço de higiene urbana inclui coleta, varrição e limpeza nos bairros Retiro, Puerto Madero, San Nicolás, San Telmo, Monserrat e Constitución, bem como nas Zonas Vulneráveis: Padre Mujica (antiga Villa 31) e Rodrigo Bueno, onde estão localizados edifícios, espaços públicos, ruas e avenidas onde ocorreram os principais eventos da história da Argentina. 

O contrato da AESA Buenos Aires teve início em 1º de outubro de 2014, com uma duração original de 10 anos, aos quais foram acrescentados recentemente mais 4 anos. O contrato inclui, entre seus benefícios, a execução de um Plano de Comunicação e Relações Comunitárias.


 

Sobre o Dia Mundial da Reciclagem

Em 2005, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) declarou o dia 17 de maio como o Dia Mundial da Reciclagem, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tratamento dos resíduos para reduzir o impacto ambiental que eles geram e lembrar a estratégia de reduzir, reutilizar e reciclar.