Os nossos Parques Tecnológicos Ambientais, um compromisso para o desenvolvimento e preservação do ecossistema

Na Veolia desenhamos e implementamos soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades e indústrias; somos especializados na prestação de serviços ambientais nos municípios e na gestão responsável dos resíduos gerados nos processos industriais do país.

PTA del Caribe - Barranquilla
PTAO - Yumbo

Para cumprir o objetivo de renovação do mundo, a Veolia Colômbia-Panamá, dispõe de 11 Parques Tecnológicos Ambientais (ETP) estrategicamente localizados para garantir a cobertura nacional:

Os nossos parques são especializados na gestão de resíduos perigosos e não perigosos e na biorremediação de solos e águas contaminados com hidrocarbonetos. Em 2019, eliminamos mais de 1 milhão de toneladas de resíduos, utilizando tecnologia de eliminação final ou através de processos como a incineração, esterilização, biorremediação ou eliminação final numa célula de segurança.

Benefícios das nossas operações:

Através do tratamento e correta eliminação de resíduos nos nossos Parques Tecnológicos Ambientais (PTA) contribuímos para a redução do impacto ambiental. Do mesmo modo, a gestão das nossas operações permite o desenvolvimento e a preservação do ecossistema dos pontos onde estamos concentrados, para além de trabalharmos com um elevado nível de empenho no cuidado e protecção da fauna, flora, recursos naturais e comunidades envolventes.

Nos nossos processos, somos responsáveis pelo controle do biogás produzido, minimizando a emissão de gases nocivos, eliminando as descargas no ambiente através de uma gestão adequada dos lixiviados e promovendo a utilização de resíduos.

O nosso compromisso com as comunidades:

Os nossos Parques Tecnológicos Ambientais são pontos de encontro permanentes para as nossas comunidades:

  • Geramos emprego nas áreas em que temos impacto. 
  • Realizamos atividades que promovem e garantem o bem-estar das comunidades que vivem nas proximidades das nossas operações.
  • Trabalhamos de mãos dadas com os nossos clientes para promover espaços de desenvolvimento ambiental. 
  • Apoiamos com iniciativas de inputs que são desenvolvidas perto do nosso perímetro de trabalho.

Parque Tecnológico Ambiental Antanas

Um reflexo do nosso trabalho é o Parque Tecnológico Ambiental Antanas, um espaço temático no qual se ampliam  processos que contribuem para o desenvolvimento tecnológico, conservação do ambiente e cultura ambiental; ao mesmo tempo que promove uma relação harmoniosa entre o ser humano e o seu ambiente natural, com responsabilidade social na eliminação, gestão e tratamento de resíduos sólidos.

Os processos técnicos de controle e tratamento de resíduos sólidos, lixiviados e gases, fazem deste local um centro de experimentação tecnológica e científica, visitado por peritos, estudantes de escolas, universidades, ambientalistas e pela comunidade em geral.