Primeira mulher motorista de caminhões de coleta na cidade de Buenos Aires

Primeira mulher motorista de caminhões de coleta na cidade de Buenos Aires

 

Progresso no caminho para a equidade 

Samantha Judit Godoy tem 29 anos de idade, está no último ano de sua graduação em Administração de Empresas e é também a primeira mulher a dirigir caminhões no serviço de coleta administrado pela Veolia (AESA Buenos Aires) na capital argentina. 

Formada na escola de motoristas AESA de Buenos Aires, Samantha Godoy juntou-se à equipe em agosto passado. Ela havia obtido anteriormente sua carteira de motorista profissional, que a autorizava a conduzir caminhões sem reboques e máquinas especiais não agrícolas.  "Primeiro eu fiz treinamento de conscientização e segurança para motoristas, depois começamos a treinar com diferentes tipos de unidades. Isto me deu acesso a caminhões de coleta, equipamentos de lavagem de ruas e varredores mecânicos", diz Samantha Godoy.

 

 

Embora a AESA Buenos Aires tenha mulheres na operação de serviços de limpeza e varredura de ruas, a incorporação do primeiro motorista de caminhão foi um marco para o serviço de higiene urbana da cidade. A notícia foi comemorada pelo Cliente (Governo Municipal), pelo Sindicato dos Motoristas de Caminhão e pelos vizinhos que ficaram surpresos ao vê-la.  

"Garantir o caminho para a eqüidade é nosso compromisso". Estamos avançando passo a passo em serviços que, até recentemente, eram operados apenas por homens", reforça Julio Romero, Gerente Geral da empresa. 

 


Sobre AESA Buenos Aires 


AESA Buenos Aires é a empresa Veolia encarregada de prestar o Serviço Público de Higiene Urbana na Comuna 1 da Cidade Autônoma de Buenos Aires. Com uma equipe de cerca de 1000 trabalhadores, a AESA fornece serviços de varrição, coleta e limpeza de ruas em mais de 1500 quadras do centro histórico da capital da República Argentina