Programa "Recuperador Amigo", uma estratégia de Valor Compartilhado na Colômbia que contribui para a Economia Circular.

Para a agenda global, o descarte e a reciclagem de resíduos tornam-se um fator determinante para trabalhar a partir da competitividade empresarial na adaptação às mudanças climáticas e na construção de cidades resilientes.  

De acordo com o estudo mais recente do Latitud R Reciclagem Inclusiva para uma economia circular, esta plataforma colaborativa na América Latina afirma que "é fundamental fortalecer as cadeias de valor da economia circular de resíduos na região, introduzindo a inclusão e inovação tanto na recuperação de resíduos como no processamento industrial de resíduos" (2020, outubro). Este desafio está aliado à próxima realidade de 321 aterros sanitários em nosso país, que cumprirão sua vida útil em 5 anos e que cerca de 78% dos lares que ainda não reciclam, demonstrando a necessidade de fortalecer uma cultura de separação e reutilização de materiais.

O contexto acima representa oportunidades importantes para nossa empresa, pois concentramos nossos esforços na gestão integrada de água, resíduos e energia, com altos níveis de qualidade e tecnologia, fornecendo soluções inovadoras para conservar recursos, facilitar o acesso a eles e renová-los através da criação de novos recursos secundários por meio de metodologias orientadas para a economia circular. 

Na Veolia, como atores na prestação de serviços ambientais, identificamos que as pessoas que vivem da reciclagem informal na Colômbia desempenham um papel fundamental na transformação de resíduos sólidos utilizáveis, pois permitem a coleta, seleção e classificação adequada desses materiais. Entretanto, sabemos também que aqueles que se dedicam a este trabalho têm uma organização fraca como sindicato, têm baixa qualificação e não conseguem cobertura suficiente nos percursos de coleta seletiva para cobrir todas as áreas urbanas, portanto devem lutar contra as condições de desigualdade social, cultural e técnica que dificultam seu desempenho e impactam seu bem-estar. 

Graças a esta proximidade com a realidade dos catadores e ao impulso de nossa governança corporativa para desenvolver iniciativas que abordem os desafios sociais com comunidades vulneráveis e informais, geramos uma iniciativa de inclusão social "O Recuperador Amigo", que visa assegurar a participação dos catadores através do fortalecimento de suas associações, nas atividades de recuperação e marketing, a fim de consolidar produtivamente estas atividades e melhorar suas condições de vida, através da implementação de uma estratégia empresarial para a coleta de resíduos pós-consumo de forma eficiente e eficaz, que inclui os seguintes aspectos:

 

- Uma aliança de múltiplas partes interessadas, governo, sociedade civil e empresas, que se concentra na construção de uma cultura de separação na fonte de resíduos e coleta seletiva, para garantir o acesso aos resíduos pelos catadores de materiais recicláveis.


 

- O fortalecimento de um grupo de interesses vulneráveis, como os catadores de lixo, para assegurar o reconhecimento econômico de seu trabalho e assim melhorar suas condições de vida. 

 

Vale ressaltar que esta iniciativa gira em torno da dignificação do trabalho dos catadores, elevando suas capacidades no processo de coleta e separação. Nosso modelo promove principalmente a melhoria da qualidade de vida dos recicladores, pois eles recebem diferentes benefícios econômicos e sociais, enquanto aumentam o volume de resíduos recicláveis, e são considerados aliados e fornecedores da empresa.

Atualmente 332 catadores estão ligados ao programa em nossas unidades de negócios em Manizales, Pasto, Cartagena, Palmira e Buga, catadores que melhoraram sua qualidade de vida, em termos de renda e aspectos fundamentais como saúde, educação e bem-estar familiar. Durante o período mais crítico da pandemia, conseguimos administrar 776 embalagens básicas de alimentos e itens de proteção pessoal como máscaras e luvas para a população do programa e outros catadores de lixo vulneráveis nas cidades onde operamos. No ano mais recente do programa, recebemos 2.635 toneladas de material reciclável de catadores que foram reincorporados aos ciclos produtivos e lhes demos US$1.291.000.000 para a comercialização deste material.

Nosso objetivo para este ano será aumentar o acesso ao material pós-consumo através da compra de associações de catadores e ser aliados de toda a população de catadores, fortalecendo suas organizações e apoiando a estratégia de formalização do governo nacional.