Solvay e Veolia fazem parceria para renovar o ciclo de vida das baterias de carros elétricos

Graças à reutilização das escassas matérias primas fundamentais, nasce um novo consórcio que cria um ecossistema de valor circular para baterias de veículos elétricos e híbridos na Europa.

Hoje, a Solvay e a Veolia têm o prazer de anunciar a parceria em um consórcio de economia circular para oferecer novas soluções que prometem maior eficiência de recursos para os principais metais utilizados em baterias de íons de lítio para veículos elétricos (VE).

É esperado que o número de veículos elétricos na estrada cresça de 8 milhões em 2020 para 116 milhões em 2030. Portanto, garantir o acesso estável às matérias-primas é um desafio estratégico. Além disso, os materiais utilizados hoje em dia nas baterias de veículos elétricos nem sempre são recuperados em seu valor total.

Atualmente, a Solvay e a Veolia, através de sua subsidiária SARP Industries, estão ativamente engajadas em discussões com um fabricante automotivo e produtores de células de bateria para coordenar, colaborar e alavancar as respectivas tecnologias e competências centrais em cada etapa da cadeia de valor, desde o acesso e o gasto da matéria-prima da bateria até a desmontagem, extração e purificação de metais.

O papel da Solvay neste consórcio é otimizar a extração e purificação de metais fundamentais como o cobalto, níquel e lítio e transformá-los em matérias-primas de alta pureza para novas baterias, prontos para outro novo começo.  O projeto demonstra que as tecnologias da Solvay são essenciais para fechar o ciclo da economia circular. A Solvay também está presente na cadeia de valor das baterias de veículos híbridos e elétricos graças a seus polímeros especiais de alto desempenho para ligantes e separadores e aditivos especiais para eletrólitos.

Em sua fábrica de reciclagem no leste da França, a Veolia já vem desmantelando baterias para veículos elétricos desde 2013. A combinação de processos mecânicos e hidrometalúrgicos torna possível tratar as células ativas e extrair os metais ativos. Estes metais são então utilizados pela indústria e transformados em novos materiais.

O estabelecimento desta parceria é parte integrante das ambições de sustentabilidade do Grupo Solvay e de seus compromissos com a Solvay One Planet. Até 2030, a Solvay gerará 15% de suas receitas a partir de materiais biodegradáveis ou reciclados.

Reciclar baterias de veículos elétricos e gerenciar os poluentes que contêm nelas são grandes desafios ecológicos e industriais. Por meio desta parceria, Veolia e Solvay estão ajudando a desenvolver a cadeia de valor da reciclagem e a produção de matérias-primas estratégicas para a produção de novas baterias. Se hoje os compostos essenciais nas baterias são principalmente importados, amanhã serão regenerados na Europa.
Antoine Frérot
Presidente e CEO da Veolia