TotalEnergies e Veolia unem forças para desenvolver o cultivo de microalgas a partir do CO2 para produzir biocombustíveis de nova geração

 desarrollar el cultivo de microalgas a partir de CO2 para producir biocombustibles de nueva generación

TotalEnergies e Veolia firmam parceria para acelerar o desenvolvimento da produção de microalgas a partir do CO2. As empresas estão unindo seus conhecimentos para desenvolver um projeto de pesquisa de quatro anos na biorefinaria La Mède, operada pela TotalEnergies, com o objetivo de produzir biocombustíveis.

Através da fotossíntese, as microalgas utilizam a luz solar e o CO2 da atmosfera ou processos industriais para crescer. Uma vez atingida a maturidade, elas podem ser transformadas em biocombustíveis de nova geração com baixa intensidade de carbono.

Como parte do projeto, será criada uma plataforma de teste para comparar diferentes sistemas inovadores de cultivo de microalgas e identificar os mais eficientes.

Veolia aporta sua experiência em:

  • setor de água para otimizar a gestão do ambiente aquático para as culturas,
  • desenvolvimento da biomassa de algas como uma solução eficaz para a captura de CO2.

TotalEnergies, em sinergia com as empresas do centro de La Mède, aporta experiência em :

  • Cultivo e refino de biomassa para produzir biocombustíveis avançados,
  • Tecnologias de captura e utilização de CO2.
"Temos o prazer de firmar esta parceria com a Veolia em nosso centro de La Mède para acelerar a avaliação dos sistemas de cultivo de microalgas de CO2 com o objetivo de produzir biocombustíveis de nova geração". Os biocombustíveis permitem aos clientes da TotalEnergies reduzir sua pegada de carbono e, assim, contribuir para a ambição da empresa de alcançar neutralidade de carbono até 2050 em conjunto com a sociedade
Marie-Noëlle Semeria
Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da TotalEnergies.
"Esta parceria sem precedentes permite à TotalEnergies e à Veolia acelerar o ciclo de produção de uma promissora energia alternativa que é necessária para preservar o planeta". Com este projeto, a Veolia pode trazer sua experiência técnica para otimizar e garantir tratamentos biológicos num contexto mais global, e que contribuirá positivamente para a transformação ecológica. Essa parceria é um bom exemplo das capacidades de eco-inovação que a Veolia quer oferecer a seus clientes em resposta às mudanças climáticas"
Philippe Seberac
Diretor Técnico e Científico da Veolia.