Veolia apresenta CLEAR, uma ferramenta para monitorar e analisar emissão de odores desagradáveis

  • A ferramenta da empresa torna possível monitorar o ar externo e analisar as emissões de componentes do ar.

  • A fábrica de papel Hinojosa em Sarrià de Ter (Girona) demonstrou o sucesso da introdução de sistemas inovadores de detecção de odores no setor industrial, evitando assim o problema de incômodos aos vizinhos.
  • A CLEAR pode ser implementada em qualquer indústria ou setor para atender a esses desafios ambientais decorrentes das emissões de poluentes atmosféricos.

A Veolia, líder em gestão otimizada de recursos, desenvolveu a CLEAR (Cloud Live Emissions for Air), uma ferramenta para monitorar o ar exterior e analisar as emissões de poluentes atmosféricos. O objetivo da CLEAR é garantir saúde, segurança e conforto, assim como promover a transparência e a comunicação entre as empresas e o meio ambiente em que operam, reduzindo ao mesmo tempo o impacto ambiental de suas atividades.

 

A ferramenta foi implementada na fábrica de papel Hinojosa em Sarrià de Ter (Girona), demonstrando as múltiplas e benéficas soluções que um projeto inovador traz para a redução do impacto ambiental no setor industrial. Após uma auditoria para identificar os principais pontos de melhoria, foram instalados coletores de gás em diferentes partes da usina. Uma estação meteorológica autônoma também foi instalada para medir os parâmetros que influenciam a dispersão de odores, como o vento, a orografia do terreno ou edifícios próximos. A CLEAR analisa todos os dados fornecidos por esses elementos em tempo real e, caso um vizinho seja afetado por um mau cheiro, permite saber se ele vem ou não da fábrica e, em caso afirmativo, aplicar medidas corretivas.

Os serviços incluídos na ferramenta incluem medição, aquisição e processamento de dados, simulação de dispersão atmosférica e apresentação interativa de dados e resultados. 

 

Graças a este projeto, a Veolia está melhorando seu relacionamento com seus clientes, assim como sua imagem nos municípios e regiões onde atua. Além disso,  CLEAR pode responder aos desafios ambientais que ocorrem por meio das emissões poluentes atmosféricas em qualquer atividade industrial (estações de tratamento de resíduos municipais, centros de tratamento e reciclagem de resíduos, plantas industriais, etc.). CLEAR é um projeto tecnológico inovador, uma solução que é 100% replicável em qualquer campo e escalável para qualquer atividade industrial e que pode ser integrada ao Hubgrade da Veolia.

CLEAR é um claro exemplo da abordagem multifacetada da Veolia, demonstrando não apenas seu compromisso com o planeta, os clientes e a sociedade - reduzindo a poluição do ar em tempo real, facilitando a conexão com o Hubgrade e ajudando a ter melhor relação com o meio ambiente - mas também com seus acionistas. De acordo com a escalabilidade e replicabilidade da solução, este é um projeto inovador com alta rentabilidade, baixo investimento e alto potencial de crescimento. Os colaboradores também são impactados positivamente, pois operam em equipes diversificadas e multidisciplinares nas quais compartilham conhecimentos e melhores práticas
José Manuel Marín
Diretor Técnico de água da Veolia Espanha.
A inovação e o relacionamento como parceiro tecnológico são dois dos principais objetivos em nosso relacionamento com nossos clientes. Na Veolia, trabalhamos todos os dias para poder oferecer soluções sustentáveis que se adaptam às necessidades específicas de cada cliente. O desenvolvimento da CLEAR é um bom exemplo de como esta relação como parceiro tecnológico é fundamental para incorporar soluções inovadoras em projetos industriais, municipais e terciários, e como nos permite alcançar metas ambiciosas na redução do impacto ambiental
Ferran Abad
Diretor de Desenvolvimento da Veolia na Catalunha.