Veolia Argentina firma contrato para serviços de gerenciamento de resíduos patogênicos para centros de isolamento afetados pelo tratamento de pacientes da COVID-19

A pandemia continua e estamos passando por um dos momentos de crise mais profundos desta emergência sanitária. Atualmente, estamos fornecendo Serviços Essenciais para o gerenciamento de resíduos patogênicos em 16 centros de isolamento para o tratamento de pacientes com COVID-19. Além disso, temos a responsabilidade de coletar, transportar e tratar os resíduos gerados nos maiores centros de isolamento, Costa Salguero e Tecnópolis.

Diante desta pandemia, na Veolia tivemos que nos adaptar rapidamente e responder aos nossos clientes habituais e às novas exigências da sociedade na prestação de nossos Serviços Essenciais, como é o caso do gerenciamento integrado de resíduos patogênicos. Vários estabelecimentos de saúde são completamente afetados pelo atendimento de pacientes submetidos ao tratamento do coronavírus, o que exige a adoção de novas medidas e protocolos para minimizar os risco de contágio. Ao mesmo tempo, o governo tem se preparado para conseguir cobertura de serviços de saúde, e as instalações em algumas grandes propriedades na área da AMBA foram adaptadas para construir centros de isolamento, alguns dos quais estão sendo atendidos pela Lamcef S.A., como mencionado acima.

Por conta desta situação, na Lamcef também reforçamos nossas medidas de prevenção e a provisão de todos os elementos de proteção pessoal para cuidar da saúde de nossos colaboradores, que acompanham o serviço médico e hospitalar com seu trabalho diário. Também elaboramos e, frequentemente, inovamos os protocolos com o objetivo de proteger não apenas nossos trabalhadores, mas também os profissionais de saúde e toda a comunidade, garantindo um ambiente saudável com a eliminação bacteriológica e viral dos resíduos.

Entre outras medidas, uma terceira barreira foi incorporada aos resíduos provenientes do tratamento de pacientes com coronavírus. Além do tradicional saco vermelho de 120 microns, mais a caixa de papelão que o contém, um novo saco vermelho de cobertura foi adicionado para minimizar o risco de propagação do vírus e identificar rapidamente os resíduos infectados, para proceder o mais rápido possível à sua desinfecção e entrar na linha de tratamento assim que for descarregado em nossa fábrica localizada perto da cidade de La Plata.

Além disso, as unidades especiais de transporte e as instalações da fábrica são permanentemente desinfetadas e foram adquiridos dispositivos de pulverização de desinfetante para roupas de trabalho, elementos de proteção pessoal e ferramentas. Ao mesmo tempo, novos dispositivos foram desenvolvidos para verificar o cumprimento da distância social entre nossos colaboradores. Também realizamos a desinfecção automática permanente da caixa de carga dos celulares e as instâncias de treinamento e comunicação dentro da empresa e com nossos clientes foram reforçadas.

Atualmente, estamos prestando nossos serviços de gerenciamento de resíduos patogênicos em 16 centros de isolamento com um total de 3.365 leitos disponíveis. Até o momento, eles estão a pouco mais de 12% do aumento da ocupação. Administramos cerca de 9.600 KG de resíduos patogênicos COVID e 15.000 KG de resíduos patogênicos, em geral, que coletamos diretamente do gerador e transportamos com segurança até nossa planta de tratamento, onde são termodestruídos com controle total de emissões ou esterilizados por meio de um sistema de autoclave, garantindo assim o respeito e compromisso com o meio ambiente.

Caso de Estudo
La Plata (Buenos Aires) e nas Províncias de Santa Cruz e Mendoza, Argentina