Veolia Argentina inaugura uma nova planta de tratamento de chorume no Complexo Ambiental de Fachinal, em Misiones.

Em meio à crise de emergência sanitária, a AESA Misiones S.A., uma subsidiária da Veolia Argentina, iniciou a nova planta de tratamento de chorume no aterro sanitário que está operando desde 2001 no Complexo Ambiental, em Fachinal.

No ano passado, iniciou-se a construção de um novo reator biológico e uma nova etapa no sistema de tratamento de lixiviados no Aterro Sanitário Fachinal, que reduzirá gradualmente o passivo acumulado de chorume, cumprindo os mais altos padrões exigidos pelo Governo da Província de Misiones e seguindo a legislação em vigor.

Entre as principais obras executadas para a instalação deste novo sistema, está a construção de um reator de 220 metros cúbicos de capacidade e um sedimentador secundário, ambos em concreto armado. Para conseguir a nitrificação completa do lixiviado e a eliminação de sua carga orgânica, será realizada a compra e a instalação de aeradores do tipo raiz de alta eficiência.

Além disso, o reator existente foi readaptado para cumprir o estágio de desnitrificação de tal forma que o nitrogênio inicialmente presente no lixiviado - parte dos compostos poluentes e um dos mais difíceis de tratar - é eliminado para a atmosfera na forma de gás nitrogênio, totalmente inócuo.

Participaram do desenho e construção do projeto 57 pessoas. Vale destacar que durante todas as etapas a saúde e a integridade física dos trabalhadores foi preservada, não ocorrendo nenhum registro de acidentes de trabalho.

O Aterro Sanitário Fachinal recebe o lixo doméstico das cidades do sul de Misiones, a área mais povoada. A província está localizada em uma região subtropical, com uma precipitação média anual de mais de 2000 milímetros, o que torna o tratamento do lixiviado um desafio permanente.

Embora a estação de tratamento biológico já estivesse em operação e solucionando esses desafios nos últimos anos até o presente, a capacidade de processamento já foi excedida com relação à geração de lixiviado dos resíduos, o que ocasionou um aumento gradual dos passivos de chorume acumulados nas bacias de coleta, que precisam ser tratados. 

Com o objetivo de aumentar a capacidade de tratamento do lixiviado e melhorar os valores nos parâmetros de despejo mais problemáticos, começamos com o estudo da melhor alternativa para atingir as metas, determinando que esse projeto de nitrificação proporciona uma solução definitiva que preserva o meio ambiente através da mitigação do impacto ambiental e garante uma melhor qualidade de vida para as pessoas de Misiones graças ao cuidado dos cursos de água naturais.