A Veolia Argentina recebeu o Secretário do Ambiente da Província de Mendoza durante uma inspeção na estação de tratamento de resíduos patogênicos.

Durante o mês de Maio, recebemos uma auditoria do Secretário do Ambiente da Província de Mendoza na fábrica dos Sustenta. O Secretário do Ambiente e Ordenamento do Território, Humberto Mingorance, a Diretora de Protecção Ambiental, Miriam Skalany, e o corpo de inspetores estiveram presentes na operação. As autoridades declararam que todo o processo de tratamento destes resíduos está funcionando de acordo com os protocolos sanitários estabelecidos no âmbito da pandemia e com os regulamentos ambientais da província.

Desde a Sustenta, TYSA LAMCEF, onde operamos com um parceiro local, somos responsáveis pela coleta , transporte e tratamento de todos os resíduos patogênicos e farmacêuticos de toda a província de Mendoza. Os resíduos são recolhidos em cada um dos agentes de saúde pública da província, incluindo centros de saúde, hospitais e clínicas, salas de primeiros socorros, bem como laboratórios de análises clínicas e experimentais, centros de odontologia e centros veterinários.

O Secretário do Ambiente e Ordenamento do Território, Humberto Mingorance, explicou: "Fizemos uma visita completa à estação de tratamento que está instalada em Las Heras, na cidade de Capdevilla. Durante a inspecção, não foram registados incidentes e todo o processo está funcionando de acordo com todos os protocolos estabelecidos. O Secretário salientou ainda a natureza dupla da instalação, uma vez que dispõe de duas linhas de tratamento com tecnologia de ponta.

Mingorance explicou ainda que durante a inspeção percorreu todas as áreas da fábrica, verificando com os técnicos no local as diferentes fases do processo: "Uma das linhas de tratamento é efetuada por termo destruição controlada, constituída por um forno pirolítico, câmara de pós-combustão e tratamento de gases com células catalíticas para tratar resíduos farmacêuticos e anátomo-patogénicos. Aproximadamente 5 toneladas de resíduos por mês são tratados por esta técnica, com uma capacidade de tratamento de 15 toneladas por mês".

O outro método de tratamento, explicou a diretora de Proteção Ambiental, Miriam Skalany, é a esterilização por autoclave. Consiste em organizar os resíduos em carrinhos de aço inoxidável no tubo da autoclave para serem submetidos a um ciclo de processo limpo e automatizado de funcionamento simples e seguro: "Através deste sistema, 100 tn/mês são atualmente tratados com uma capacidade de 300 ton/mês", explicou.

Os resíduos já tratados por qualquer das vias adquirem características comparáveis às dos resíduos sólidos urbanos e podem ser eliminados de forma segura. São transferidos para o Centro de Eliminação Final, onde existe um depósito de segurança construído para o efeito na cidade de El Borbollón.

O diretor de operações da fábrica, Martín Frontroth, salientou que a fábrica tem uma capacidade de tratamento ocioso de 70%, pelo que está preparada para o tratamento posterior destes resíduos em caso de qualquer eventual contingência devida ao coronavírus. O gestor explicou: "Neste momento, devido à situação de pandemia, estamos recebendo o mesmo volume de resíduos, mas com um peso inferior ao de outros períodos. Isto deve-se ao declínio na prestação de serviços de saúde, que dedicam todos os recursos ao tratamento e detecção da COVID-19, suspendendo outros tratamentos, tais como cirurgias programadas, testes de rotina e outros tipos".

 


Os trabalhadores da Sustenta mobilizam-se diariamente para prestar #Serviçosessenciais de coleta, transporte, tratamento e eliminação final de resíduos hospitalares e farmacêuticos em toda a província de Mendoza, reafirmando o compromisso com as instalações de cuidados de saúde e com toda a comunidade, garantindo um ambiente saudável.