Veolia avança na transformação digital através de processos de robotização

Veolia da un paso más en la transformación digital mediante  la robotización de procesos
  • A empresa continua seu compromisso com a cultura digital para seus clientes, colaboradores, operações e tarefas com um investimento anual de 2,7 milhões de euros.
  •  O novo projeto VeoBot 360 visa utilizar a tecnologia RPA para automatizar tarefas da mesma forma que uma pessoa o faz.

A Veolia, líder mundial em gestão otimizada de recursos, está constantemente comprometida com a mudança e o progresso. A empresa está trabalhando em um processo de transformação digital que visa melhorar e facilitar as tarefas diárias em todas as áreas em que está envolvida. Com o objetivo de liderar a transição do modelo empresarial e a forma como seus colaboradores trabalham para melhor responder às necessidades do mercado, está incorporando todos os atributos de digitalização (inteligência artificial, ciência de dados ou nuvem, entre outros) que estão ao seu alcance.

A revolução digital é considerada como a quarta revolução industrial, graças à qual, através de um conjunto de ferramentas e técnicas, ajuda as organizações a melhorar os processos e minimizar as taxas de erro, bem como a variabilidade dos desenvolvimentos comerciais. A Veolia conta com uma equipe de TI de mais de 20 especialistas e está colocando o usuário, tanto clientes quanto equipes internas, no centro de sua cultura digital. Além dos colaboradores e clientes, a empresa estendeu seu compromisso com a transformação digital para as operações e ofertas, investindo um total de 2,7 milhões de euros anuais em TI. 

A prioridade número um desta iniciativa transformadora diz respeito aos clientes: trata-se de simplificar seu dia-a-dia, propondo serviços especificamente adaptados às suas necessidades. A implementação de ferramentas de gerenciamento de relacionamento (CRM) utilizando inteligência artificial e aprendizagem de máquinas responde a este objetivo, tornando possível melhorar a interação com elas e aprofundar o conhecimento e a compreensão de suas expectativas. A Veolia está consciente da maior transparência e segurança oferecida por um compromisso com a inovação, e é por isso que seus objetivos incluem a ambição de continuar no caminho da replicação digital de todos os seus ativos físicos, desde, por exemplo, estações de tratamento de água até instalações de recuperação de energia.

A revolução dos robôs

Para acelerar a implementação de uma cultura digital, a Veolia deu um passo a mais ao lançar o projeto VeoBot 360, destinado a utilizar a tecnologia RPA (Robotic Process Automation) para automatizar tarefas da mesma forma que uma pessoa o faz. Há uma multiplicidade de empregos suscetíveis de veobotizar em todos os departamentos da empresa e em uma ampla gama de processos. Entre outros, o VeoBot é muito útil para eliminar tarefas repetitivas e estruturadas, baseadas em regras comerciais ou que exigem a comparação de dados de diferentes sistemas. Também torna mais eficiente a validação, carregamento e exportação de dados ou atualizações de informações.

Para sua implementação, a Veolia criou um centro de excelência com perfis de diferentes departamentos para realizar o desenvolvimento, a implantação e o monitoramento contínuo da ferramenta. Para divulgar as novidades, a empresa organizou uma sessão interna para oferecer uma visão geral do projeto aos funcionários da empresa para que eles pudessem descobrir as possibilidades de melhoria que esta tecnologia e este modelo de negociação podem trazer ao seu trabalho.  

 

A empresa está empenhada em assegurar que todos os processos que aspiram a ser veobotizados e aqueles que ainda não foram descobertos, representem uma melhoria operacional significativa, otimizando o impacto e economizando tempo. Em resumo, os projetos de transformação digital da Veolia procuram utilizar a tecnologia para tornar a vida cotidiana mais fácil e mais eficiente, concentrando recursos em tarefas mais criativas, mais valiosas e mais humanas
Jose María Romero
Diretor Digital da Veolia Espanha.