Veolia Brasil operará estações de tratamento de efluentes (ETEs) da PepsiCo

Solução permite monitoramento em tempo real de desempenho das instalações

A Veolia é a nova parceira da PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo. Nos próximos dois anos, a Veolia será responsável pela operação e manutenção de sete das oito estações de tratamento de águas residuais da empresa no Brasil.

Com uma equipe formada por 40 profissionais, a companhia irá atuar em Aparecida de Goiânia (GO), Cabo de Santo Agostinho (PE), Curitiba (PR), Feira de Santana (BA), Guarulhos (SP), Sete Lagoas (MG) e Sorocaba (SP).

O maior objetivo da PepsiCo era encontrar uma solução para otimizar seus sistemas de tratamento de águas residuais, além de alcançar as metas corporativas em sustentabilidade, gestão e redução de riscos e custos operacionais.

Utilizando tecnologia de ponta, a solução de tratamento e recuperação das águas da Veolia além de garantir economia em custos operacionais realizará um controle detalhado dos insumos químicos, proporcionando uma redução no consumo desses materiais e cada vez mais reduções na pegada ambiental. 

Com atuação 24/7, outro diferencial é o Hubgrade; uma plataforma digital que permite monitorar em tempo real a operação das ETEs e, assim, melhorar o desempenho das instalações do cliente, garantindo economia energética e eficiência operacional.

Desenvolvido especialmente para atender as necessidades da PepsiCo, este projeto possibilitará mais transparência na operação e maior economia de energia. A companhia contará com pontos de monitoramento digital para medir o gasto energético, que será reduzido consideravelmente. 

Seguindo as premissas de compromisso com o meio ambiente da PepsiCo, este projeto está alinhado à agenda de sustentabilidade desenvolvida pela própria empresa, que delimita oito objetivos para construir um sistema alimentar que respeite as fronteiras naturais do planeta. 

Melhorar a eficiência do uso da água em toda a cadeia é uma das metas da companhia, que tem buscado apoio junto à Veolia para garantir a continuidade dos negócios ao mesmo tempo em que cuida do meio ambiente.

Os tratamentos de efluentes nas indústrias atuam para garantir uso mais eficiente dos recursos hídricos nos processos produtivos, reduzir significativamente os gastos com energia e o risco de futuras crises

Este contrato representa o início de uma parceria estratégica entre a PepsiCo e a Veolia na área ambiental e de economia circular. Portanto, é um exemplo que nos permite afirmar que é possível unir produtividade e sustentabilidade.
Pedro Prádanos
CEO da Veolia Brasil