Veolia Chile destaca-se nos Prêmios Verdes 2020 para a América Latina

Com o case do cliente Prunesco, a empresa integra o ranking dos 500 melhores projetos de Energia, para a geração de vapor a partir de amêndoas de ameixa

 

Os "Prêmios América Latina Verde,” organizado pela instituição, em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a PWC Consultancy, é o evento ambiental mais importante da região, reunindo ONG, PMEs, empresas públicas e privadas, instituições e o público em geral de 39 países. Esta iniciativa recebe anualmente cerca de dez mil projetos ambientais em 10 categorias, que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Na sua sétima versão, a Veolia Chile, com o seu cliente Prunesco, foi escolhida como um dos 500 melhores projetos do concurso em duas categorias: Energia e Cidades Sustentáveis.

O projeto premiado responde à necessidade da Prunesco - líder mundial na exportação de ameixas secas - de substituir o gás de petróleo líquido (GPL) utilizado no seu processo por um mais limpo que permite poupar nas operações. Foi assim que a Veolia concebeu, construiu e opera atualmente uma caldeira a vapor (2,5 t/h) para biomassa, utilizando as próprias amêndoas como combustível. Estes resíduos foram escolhidos pelos seus benefícios, uma vez que têm um alto poder calorífico da ordem dos 5.280 kcal por kg, gerando uma baixa quantidade de cinzas neste processo, excedendo o rendimento dos aglomerados de madeira.

Com este projecto inovador, 30% das necessidades energéticas da Prunesco e 100% da sua procura de vapor são substituídas por energia produzida pelos seus próprios resíduos, disponíveis em grandes quantidades (2.160 toneladas por ano).

Outra vantagem desta forma de geração de vapor industrial é que, ao substituir o GPL por biomassa, a Veolia está ajudando  a Prunesco a reduzir as emissões de CO2 em 4.060 toneladas por ano, permitindo-lhe também realizar poupanças significativas no consumo de combustível. Em exemplos concretos isto pode traduzir-se em mais de 870 automóveis na estrada ou na plantação de mais de 67.600 árvores.

A escolha deste projeto entre os mais destacados da América Latina é uma conquista que consolida o trabalho que a Veolia está realizando no Chile, como promotora da Economia Circular nas indústrias do país.