Veolia Chile concreta Plan de Cierre del Vertedero Altos de Cartagena

  • Em coordenação com a Associação de Municípios da Província de San Antonio (AMPSA), foi implementado um ambicioso plano de melhoria entre 2020 e 2021 que incluiu a aplicação de estudos ambientais, o reforço de fechamentos de perímetros, a gestão de lixiviados e a aplicação de processos de impermeabilização liderados por especialistas na área.   

Mais de 13 anos de tentativas foram necessários para fechar o aterro Altos de Cartagena. Desde 2008, várias iniciativas foram aplicadas a um dos mais antigos aterros sanitários da Região de Valparaíso, cuja inauguração ocorreu em 1991. Este marco foi possível graças ao trabalho e compromisso de representantes do setor privado e público e das comunidades que durante anos solicitaram o fechamento definitivo do aterro sanitário.

O plano de fechamento desta área de mais de 161.604 m2, liderado pela Veolia Chile desde janeiro de 2020, quando a empresa assumiu a administração da Planta de Transferência de EE de Cartagena, foi baseado em diferentes fases. A primeira etapa concentrou-se no perfil topográfico e na coleta de informações através do uso de tecnologias modernas, incluindo drones de última geração e imagens de satélite.

Posteriormente, na segunda parte do projeto, especialistas da Veolia Chile aplicaram vários estudos sobre estabilidade do solo, equilíbrio hídrico e águas subterrâneas. Além disso, foram implementadas melhorias, incluindo o reforço dos fechamentos de perímetro, a gestão de lixiviados, a construção de poços de extração, a implementação de piscinas impermeáveis e a aplicação de processos para desgaseificar o aterro sanitário. A terra também foi movimentada, as estradas foram adaptadas e outras ações foram realizadas para administrar a água da chuva.

A apresentação oficial do fechamento do aterro Altos de Cartagena foi feita online na segunda-feira, 5 de abril, em uma transmissão que incluiu especialistas da Veolia Chile e os prefeitos de Cartagena, Rodrigo García e San Antonio, Omar Vera, além de representantes dos municípios de Algarrobo e Santo Domingo. 

 

 

Este marco envolveu os esforços de muitas pessoas, que tiveram que trabalhar em um contexto complexo como o da pandemia de Covid-19. "O fechamento do aterro Altos de Cartagena estava pendente há muitos anos. Era um desejo que era difícil de realizar como resultado da pandemia de Covid-19. Entretanto, através da aplicação de vários protocolos sanitários, conseguimos realizar este fechamento, demonstrando o grande compromisso e propósito da Veolia de gerar valor agregado para as comunidades, para o meio ambiente e para seus clientes. Somos muito gratos pela confiança depositada em nós e que a Veolia Chile nos permitiu ser um colaborador, contribuindo com nossa experiência no trabalho ambiental na Região de Valparaíso", comentou o Diretor.
Elier González
Diretor Nacional da Veolia Chile
O impacto do fim deste processo para vários municípios da província. "O plano de fechamento do aterro Altos de Cartagena foi possível graças a um sistema de trabalho muito mais claro e eficaz através da Planta de Transferência EE de Cartagena. Isto permite agora transferir resíduos sólidos e assimiláveis de Altos de Cartagena para o aterro de El Molle em Valparaíso, e também dos outros quatro municípios que compõem a província (El Tabo, San Antonio, El Quisco e Santo Domingo). Este é um marco que terá um impacto na qualidade de vida das comunidades vizinhas", disse o especialista.

Francisco Vásquez
Secretário Executivo da AMPSA

O fechamento do aterro Altos de Cartagena começou com um projeto que foi definido pela Direção Técnica e de Operações da Veolia Chile, e cujo objetivo principal era estabelecer a metodologia para o fechamento adequado, sempre levando em conta o cumprimento das normas legais vigentes.

Posteriormente, especialistas em vários campos relacionados ao gerenciamento eficiente de resíduos aplicaram um intenso programa de melhorias que durou de outubro de 2020 a fevereiro de 2021. Uma das principais medidas abordadas foi a prevenção de incêndios subterrâneos, além da gestão de terraplenagem que permitiu o fechamento do aterro sanitário.

 

 

O fechamento do aterro sanitário foi possível graças aos esforços de diferentes atores. "Este marco ambiental para a região é o produto da colaboração, do diálogo e da busca de oportunidades de melhoria. Além disso, esta conquista demonstra que hoje é necessário, diante das exigências e preocupações dos cidadãos, trabalhar com tecnologia e os mais altos padrões possíveis", enfatizou o especialista.
Cristian Salas
Gerente de aterro sanitário da Veolia Chile
"As autoridades regionais estão muito satisfeitas com a reviravolta que a empresa fez desde que a Veolia assumiu o controle da planta de transferência, uma vez que os tempos de recepção e esvaziamento dos caminhões foram minimizados em 40%. Este foi um trabalho sistematizado com objetivos bem desenhados desde o início".

Manuel Godoy
Gerente de Serviços da Planta de Transferência de EE de Cartagena

O fechamento do aterro sanitário Altos de Cartagena incluirá processos de monitoramento e controle pós-fechamento. Estes serão concentrados nas medições de biogás e na amostragem de lixiviado por um período de cinco anos, além das inspeções no local que serão realizadas a cada seis meses e anualmente.