Veolia Chile participa do webinar "Desafios e soluções para a economia circular: Indústria de Alimentos e Bebidas da Aepa”

Especialistas do Ministério do Meio Ambiente e da Veolia Chile participaram do seminário "Desafios e Soluções para a Economia Circular: Indústria de Alimentos e Bebidas", organizado pela Associação de Empresas e Profissionais do Meio Ambiente, Aepa, que deu uma visão transversal de como avançar em direção a uma economia circular no setor.

Entre os participantes estavam Daniel Vargas, economista do Escritório de Implementação Legislativa e Economia Circular do Ministério do Meio Ambiente, Travis N. Hipp, Líder de Mercado de Alimentos e Bebidas da Veolia Chile e Jean-Philippe Endrès, Diretor Global do Mercado da Indústria de Alimentos e Bebidas da Veolia.

Daniel Vargas, economista do Escritório de Implementação Legislativa e Economia Circular, Ministério do Ministério do Meio Ambiente disse que "as maiores lacunas de circularidade estão relacionadas à extração de recursos, como água, degradação do solo e geração de resíduos".

Na apresentação, Daniel Vargas, do Ministério do Meio Ambiente, abordou o papel do Estado na transição para uma economia circular. "A economia circular consiste em fechar o círculo para evitar o vazamento de materiais, energia e emissões. Portanto, manter estes "dentro do círculo" implica eficiência no uso dos recursos, o que, por sua vez, consiste em reduzir a pegada ambiental e aumentar a produtividade. Neste sentido, o mais óbvio é a geração de resíduos sólidos, mas o vazamento de recursos está presente em muitas outras formas, tais como: emissões atmosféricas, vazamento de energia, entre outras", acrescentou Vargas.

Sobre o papel do Estado, Vargas ressaltou que isso tem a ver com muitos aspectos. "Primeiro, a comunicação com os cidadãos e a forma como fornecemos informações. O Estado também desempenha um papel importante na maneira como os atores se coordenam para atingir os objetivos. Outro aspecto fundamental é supervisionar e assegurar o cumprimento das normas, implementando políticas e regulamentos públicos. "É necessário gerar mudanças nas regras do jogo e nas condições para proporcionar incentivos e incentivar uma economia circular", enfatizou Vargas.

Segundo o profissional do Ministério do Meio Ambiente, as maiores lacunas em circularidade e impactos ambientais desta indústria estão relacionadas à extração de recursos, como água, degradação do solo e à geração de resíduos, como embalagens ou resíduos orgânicos.

Estratégia Nacional de Resíduos Orgânicos

O especialista do Ministério do Meio Ambiente apontou que a recuperação de resíduos orgânicos no Chile é inferior a 1%. "A Estratégia Nacional para Resíduos Orgânicos aborda esta questão estabelecendo metas de 30% de recuperação até 2030 e 66% de recuperação até 2040, além de 500.000 composteiras doméstica e 5.000 em estabelecimentos educacionais, 500 iniciativas de compostagem em bairros, 50% de instituições públicas recuperando RO e 100% dos parque urbanos compostando seus resíduos", concluiu Vargas.

Travis N. Hipp, Líder de Mercado para Alimentos e Bebidas da Veolia Chile informou que "as perdas nos diferentes processos lineares são uma oportunidade para a economia circular".

Travis N. Hipp, Líder de Mercado para Alimentos e Bebidas da Veolia Chile disse que "a economia circular é caracterizada pela recuperação de recursos na máxima quantidade e qualidade possível, mantendo-os e reutilizando-os pelo maior tempo possível, reduzindo a extração de matérias-primas e a disposição final de resíduos e reduzindo os efeitos negativos sobre a biosfera (Ar, Água, Solo)".

Hipp acrescentou que "em cada uma das etapas dos processos lineares da indústria de alimentos e bebidas, entre elas agricultura, produção, distribuição, varejo e consumo, há recursos utilizados ou processados que são transformados em resíduos ou emissões". As perdas nos diferentes processos lineares são uma oportunidade para a economia circular".

Por que devemos pensar na economia circular hoje? De acordo com Hipp há vários benefícios, incluindo recursos em risco, mudanças nos processos regulatórios, mudanças nos hábitos de consumo, mitigação de riscos, aumento do potencial de P&D.

Hipp, Líder do mercado de alimentos e bebidas da Veolia Chile, acrescentou que existem loops comprovados e bem sucedidos em diferentes áreas, por exemplo:

Energia de biomassa: como uma fonte de energia renovável, natural e neutra em carbono. Fontes potenciais de subprodutos em processo.

Reutilização da água: Reduzir a incerteza da escassez de água e reduzir a pegada hídrica dos produtos.

Recuperação de resíduos: Aumentar a vida útil dos resíduos e, desta forma, trazer oportunidades para a redução do consumo de matérias-prima.

Energia produzida a partir do biogás: Fonte de energia renovável não convencional e prática circular que reduz o impacto ambiental da economia linear.

No final de sua apresentação, Hipp apontou que "a economia circular é uma realidade e vai além da reciclagem". Hoje, ela é apresentado como um modelo conceitual para a solução de problemas econômicos e ambientais. Certamente, a implementação nacional será gradual, mas terá benefícios ambientais, econômicos e sociais para todas as partes interessadas", enfatizou o executivo da Veolia.

Jean-Philippe Endrès, Diretor de Mercado Global, Indústria de Alimentos e Bebidas da Veolia afirma que temos "modelos existentes a serem explorados".

Em sua apresentação, Endrès referiu-se aos casos de recuperação de águas residuais e subprodutos orgânicos. "Os subprodutos orgânicos e as águas residuais devem ser tratados na fábrica ou devidamente descartados", acrescentou ele.

O tratamento "clássico" das águas residuais produz outro resíduo orgânico: o lodo que também precisa ser tratado. As técnicas de digestão anaeróbica, secagem e combustão permitem que esses efluentes sejam convertidos em energia sustentável, evitando altos custos de descarte, reduzindo os custos da energia fóssil ou as flutuações no mercado de alimentos para animais de estimação.

Segundo o Diretor de Mercado Global da Veolia para a Indústria de Alimentos e Bebidas, a criação de valor agregado está relacionada à redução de custos operacionais, recuperação de produtos, incluindo a valorização de subprodutos e biogás em energia, a valorização de lodos de digestores, o aumento da independência energética, o acesso a recursos sustentáveis e o cumprimento dos objetivos de RSE.

Jean-Philippe Endrès, observou que, no caso da reutilização de águas residuais, há oportunidades e desafios relacionados à crescente tendência de concorrência e restrições no acesso aos recursos hídricos. "Para minimizar esses riscos e também avançar na questão da sustentabilidade, as empresas do setor continuam a trabalhar nessa questão", acrescentou o executivo.

Neste caso, de acordo com Endrès, a criação de valor agregado está relacionada à redução dos custos operacionais ou de abastecimento, recuperação de produtos: valorização dos efluentes e aumento da independência hídrica.