Veolia Colômbia promove a Transformação Verde do Setor Hospitalar

Veolia Colombia  promueve la Transformación Ecológica del Sector Hospitalario

Dois anos após a chegada do Covid-19 ao país, várias cidades do mundo estão enfrentando um novo desafio, incluindo Bogotá na Colômbia.  Desafio este que ameaça o meio ambiente e seus recursos naturais: o resíduo hospitalar. Durante cada um dos picos da pandemia, a Veolia registrou um aumento de 30% nos resíduos gerados por este setor, e em 2021 atingiu mais de 18.000 toneladas tratadas.

 

Embora o país tenha sido capaz de se adaptar aos modelos de tratamento de resíduos devido à pandemia, no cenário pós-pandêmico tornou-se necessário identificar oportunidades para que o setor hospitalar e as cidades transformassem a forma como descartam os diferentes materiais que utilizam, reduzindo a má disposição desses materiais e o impacto ambiental.

 

 

Temos uma ameaça latente ao meio ambiente e à saúde causada pela má disposição dos resíduos hospitalares. É prioritário que os estabelecimentos que geram estes resíduos tenham um serviço completo para dispô-los de maneira adequada e que evitem assim criar riscos tanto para o pessoal que faz a coleta, quanto para as comunidades em geral. É obrigatório que os geradores tenham um serviço autorizado de coleta, transporte e disposição final e que, além disso, todos possamos entender a co-responsabilidade que temos nesta situação.
Óscar García
Diretor Nacional da Veolia Colômbia & Panamá.

A fim de analisar a situação atual e propor soluções tangíveis para o descarte correto desses resíduos nas cidades de forma ambientalmente correta, na última sexta-feira, 20 de maio, a Veolia  Colômbia realizou o fórum "Transformação Ecológica do Setor Hospitalar", onde Brigitte Baptiste, Reitora da Universidade EAN liderou a conversa sobre este assunto.

 

Veolia Colombia  promueve la Transformación Ecológica del Sector Hospitalario

Enquanto vários setores estão tentando se recuperar e tirar proveito da aceleração econômica, a modernização dos processos e os novos desafios que eles enfrentam, o setor de hospitalidade está enfrentando a necessidade urgente de otimizar processos meio ambientais, de gestão de resíduos, de eficiência ambiental, eficiência energética, bem como processos de gestão da água, para melhorar a gestão integrada do lixo hospitalar pós-pandêmico.

 

Ao realizar este fórum, a Veolia espera viabilizar modelos de negociação que facilitem a gestão interna dos resíduos nas instituições, a fim de desenvolver a correta separação na fonte, e assim avançar no uso de matérias-primas a partir dos