Veolia e eureciclo firmam parceria para fomentar a reciclagem no Brasil

As Companhias unem sua expertise e experiência para explorar e implementar soluções aos desafios da economia circular no Brasil.

 

Segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), por ano são gerados quase 80 milhões de toneladas de resíduos, mas somente 4% são reciclados. O que quer dizer que no Brasil a grande maioria dos resíduos recicláveis não é coletada de forma seletiva e, portanto, termina na disposição final dos aterros sanitários. Diante deste cenário, desenvolver soluções e caminhos para incrementar a quantidade de resíduos reciclados é um tema urgente.


Uma equipe de especialistas da Veolia e eureciclo trabalhará no desenvolvimento de soluções inovadoras em várias frentes, começando por ações dentro dos mesmos Centros de Gerenciamento de Resíduos (CGRs) da Veolia no Brasil, nos estados de São Paulo e Santa Catarina, onde se tem um potencial estimado para recuperar mais de 180.000 toneladas de resíduos recicláveis por ano.

 

O primeiro projeto a ser implementado tem o objetivo de recuperar 65.000 toneladas por ano. Desse total, mais de 8.000 toneladas serão referentes aos resíduos plásticos (PET, PEAD, PP) e aproximadamente 50.000 toneladas em Combustível Derivado de Resíduos (CDR) para as cementeiras. Esse piloto será implantado e testado para depois ser replicado nos outros Centros de Gerenciamento de Resíduos da Veolia. 

 

 

Estamos comprometidos com a implantação de soluções pioneiras que consigam incrementar a recuperação e valorização dos resíduos, tanto pós-industriais, com nossos clientes industriais, como pós-consumo, com a sociedade. Por isso estamos transformando os nossos CGRs em Parques Tecnológicos Ambientais, para gerar valor ambiental, financeiro e social”, diz Pedro Pradanos, CEO da Veolia Brasil. ”A parceria com eureciclo vai trazer um grande ganho na recuperação de resíduos recicláveis, visando potencializar e enriquecer as nossas soluções e ter um escopo em maior escalas.

O Brasil enfrenta muitos desafios na reciclagem, que passam por falhas educacionais, e infraestrutura insuficiente, entre outros", diz Thiago Carvalho, CEO e cofundador da eureciclo, que é, hoje, a maior certificadora de economia circular para embalagens do Brasil com mais de 5 mil clientes e aproximadamente 322k toneladas de resíduos recicláveis recuperadas e compensadas com a indústria..

Com essa parceria com Veolia, podemos incentivar o crescimento das taxas de reciclagem brasileira, por meio de soluções inclusivas que geram impacto socioambiental positivo, sem deixar de lado a transparência de todo processo. Assim, unimos as pontas da cadeia e ajudamos a roda a girar, explica Carvalho Pinto.

Paulo Alves - Diretor de Novas Capacidades de eureciclo  e  Pedro Pradanos -CEO Veolia Brasil

 

Impulsando a economia circular

O objetivo de cada solução a ser desenvolvida e implementada pela parceria será a geração de valor real aos diferentes stakeholders e impulsionar a transformação ecológica e a economia circular no Brasil: 

 

  • Apoiar a consecução dos indicadores e desafios ESG que as indústrias e companhias precisam atingir.

 

  • Encaminhar investimentos de alto impacto na sustentabilidade dos municípios brasileiros com base na gestão dos resíduos sólidos urbanos.
     
  • Desenvolver e potencializar as cadeias de reciclagem, com modelos efetivos e inclusivos de economia circular, geração de empregos e renda para os territórios.

 

Esta iniciativa se soma a outras que a Veolia já implementou, como a captação e valorização energética do biogás, gerando energia elétrica sustentável para alimentar uma população de aproximadamente 42 mil habitantes, o desenvolvimento de projetos de compostagem, coprocessamento, assim como a análise e desenvolvimento de algumas operações de geração de energia via resíduo urbano sobre o conceito de Waste to Energy.