Veolia e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) unem forças para a 9ª edição da campanha educativa "Ao Redor da Ibero-América 2022" em prol da Transformação Ecológica.

Desde o início deste programa de educação ambiental, mais de 180 mil estudantes na América Latina já participaram, e a edição de 2022 se concentrará na proteção e cuidado da água.

 

"A urgência de cuidar da água: pequenas ações, grandes mudanças" é o tema da campanha Ao redor da Ibero-América 2022, uma iniciativa voltada aos estudantes das escolas públicas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Panamá, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as questões ambientais e incentivá-los a proteger o meio ambiente. 

Desde 2012, o Ao Redor da Ibero-América já reuniu mais de 180 mil estudantes da América Latina, que participaram de campanhas de educação ambiental, como o cuidado da água, desenvolvimento sustentável, proteção da biodiversidade, economia circular, energias renováveis, reciclagem, entre outros. 

Em 2021, devido a pandemia da COVID-19, a campanha foi realizada em formato digital, onde se realizou a disseminação de conteúdos, interação em redes sociais e eventos virtuais, alcançando a participação de mais de 7.500 alunos de 147 escolas de 9 países da América Latina, que refletiram sobre Ecossistemas Sustentáveis e como contribuir a partir de seu ambiente direto para a proteção do meio ambiente.

 

 

 

Este programa de educação ambiental é uma de nossas iniciativas emblemáticas, que vai de mãos dadas com o propósito da Veolia, a Transformação Ecológica, onde junto com nossos clientes, parceiros estratégicos, colaboradores e outras partes interessadas contribuímos para a conscientização ambiental das crianças da América Latina onde a Veolia está presente.
Gustavo Migues
Diretor da Veolia para a América Latina
A educação continua sendo um pilar fundamental na região Ibero-Americana para enfrentar certos problemas que exigem a atenção, o interesse, a participação e o aprendizado de nossos alunos. Este é o caso da conscientização e de como agir diante do problema da mudança climática e este ano queremos abordar o cuidado com a água e tudo o que podemos fazer desde a esfera educacional para abordar um problema que afeta a todos na região. Da OEI queremos continuar desenvolvendo as capacidades de nossos alunos e a responsabilidade de nossos professores para encorajá-los a fazer parte da mudança e ser capazes de identificar os problemas e responder com as melhores soluções ambientais.
Mariano Jabonero
Secretário-Geral da OEI

Como parte do programa, as escolas receberão material educacional desenvolvido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), que estará disponível para professores e alunos em formato digital e impresso, permitindo que os alunos aprendam sobre essas questões ambientais de forma didática e inovadora. Finalmente, o Ao Redor da Ibero-América culmina com um concurso, em que os estudantes terão que traduzir o que aprenderam em uma campanha de comunicação para aumentar a conscientização em sua comunidade local sobre a proteção da água e promover soluções inovadoras para a seca e outros riscos ambientais. Os melhores projetos do país serão premiados, e as escolas mais participativas serão destacadas.