Veolia Espanha conclui medidas de melhoria na fábrica de papel Sarrià de Ter para enfrentar o verão

A fábrica de papel Sarrià de Ter abriu hoje as portas de suas instalações para mostrar e explicar os avanços no Plano de Gestão de Odores (PGO). Especificamente, a segunda fase deste projeto contempla melhorias concentradas na estação de tratamento, grande parte da qual será realizada antes do verão, com o objetivo de evitar possíveis incômodos derivados do aumento das temperaturas.

Em uma coletiva de imprensa na área da planta de tratamento, Manuel Orero, gerente da Hinojosa Paper Sarrià, e Cristina Pita, chefe de Qualidade e Meio Ambiente, explicaram aos participantes todas as ações já concluídas e seu máximo compromisso com este projeto, que tem sido prioridade mesmo nas circunstâncias geradas pelo estado de alarme.

Durante esse período de tempo, as ações tiveram que ser realizadas em condições excepcionais para cumprir com os prazos estabelecidos, garantindo todas as medidas de segurança e higiene exigidas pelas autoridades.

Toda a empresa está totalmente comprometida com este projeto e continuaremos dedicando todos os recursos humanos e materiais necessários para promover a convivência em um município que tem uma tradição de mais de cem anos de fabricação de papel, 

enfatiza Orero.

Ferran Abad, Diretor de Desenvolvimento da Veolia na Catalunha, líder mundial em gestão otimizada de recursos que garante o bom funcionamento da planta de tratamento de água da fábrica 24 horas por dia, também participou da visita.

Melhorias focadas na estação de tratamento de águas residuais

As ações planejadas dentro do PGO para lidar com o verão se concentraram na área da estação de tratamento, pois foi onde detectaram os focos de odor nas últimas medições realizadas. Essas medidas consistiram em cobrir a maioria dos tanques da planta de tratamento: especificamente o poço de entrada, o homogeneizador, o decantador primário, o TPA e o espessador de lodo.

Além disso, a sala onde o lodo é descarregado (ou seja, os sólidos resultantes do processo de tratamento de água, principalmente fibra de papel) foi completamente fechada e um sistema selado para descarga e transporte desses sólidos foi implementado. Ademais, e apesar de não estar inicialmente previsto no Plano, a empresa decidiu instalar equipamentos para a limpeza e higienização dos caminhões que transportam este produto até seu destino final. O objetivo é evitar um possível impacto devido ao odor a qualquer momento durante este processo.

Finalmente, a estação de tratamento foi equipada com filtros de carvão ativado, que foram conectados ao homogeneizador, TPA e ao decantador primário para limpar e desodorizar o ar que se move dentro desses tanques. Estes filtros complementam a tecnologia Scrubber implementada nas fases anteriores do Plano, que é responsável pela desodorização da sala de descarga de lodos e dois outros tanques de tratamento: a sala de centrifugação e a TPA.

As melhorias previstas no PGO continuarão após o verão e consistirão na instalação de um biofiltro, uma tecnologia que requer uma instalação mais complexa, e que substituirá os filtros de carvão ativado, que a empresa quis implementar antes do verão para reforçar, ainda mais, todas as medidas adotadas.

Sustentabilidade e circularidade da indústria papeleira

Durante a visita, também quisemos informar sobre o processo completo de purificação da água, que é feito através de um exigente tratamento biológico e, portanto, totalmente natural e sem a intervenção de qualquer agente químico.

Ferran Abad ressaltou que este processo permite a reutilização de três recursos essenciais, o que dá uma idéia da circularidade e sustentabilidade da indústria papeleira. Assim, por um lado, até 95% da água utilizada na produção de papel é devolvida ao ambiente receptor, completamente tratada e limpa. Os 5% restantes ou são evaporados durante a fabricação do papel ou incorporados ao produto final. O gerente de desenvolvimento da Veolia na Catalunha também observou que o biogás é gerado naturalmente durante a purificação e essa energia é reutilizada como vapor de água para secar o papel durante a fabricação. Finalmente, o lodo resultante do processo de purificação é valorizado por uma empresa da área, que o converte em adubo para uso agrícola.

A inovação e o relacionamento como parceiro tecnológico são dois dos principais objetivos no relacionamento com nossos clientes. Na Veolia, trabalhamos todos os dias para poder oferecer soluções sustentáveis e adaptadas às necessidades específicas de cada cliente. Desde nossa criação, há mais de 50 anos, estamos comprometidos com a preservação e conservação dos recursos de nosso planeta. Nosso compromisso com a Hinojosa é um bom exemplo de como esta relação como parceiro tecnológico é fundamental para incorporar soluções inovadoras em projetos industriais e como nos permite alcançar metas ambiciosas na redução do impacto ambiental,

diz Abad.

Caso de Estudo
Alqueria de Aznar, Alicante e Sarrià de Ter, Girona, Espanha