A Veolia Espanha investe na transformação digital com a implementação da ferramenta FACTOR em suas estações de tratamento de esgoto

A Veolia, líder mundial em gestão otimizada de recursos, implementou, na Espanha, o FACTO, que é a sua ferramenta já utilizada em outros pontos do mundo onde a empresa está presente. Esta tecnologia reforça o compromisso de a empresa estar cada vez mais alinhada à era digital em seus processos, uma vez que o FACTO é capaz de digitalizar o controle das operações; aprimorar a identificação de possíveis melhorias em suas operações por meio de observação de gráficos de tendências e indicadores de desempenho; contribuir para aprimorar a tomada de decisões com a elaboração de relatórios específicos para o controle do processo, consolidando e assegurando a validade dos dados técnicos para utilização nas fábricas (plantas) e no setor corporativo. Além de outro aspecto fundamental na preservação ambiental: o de eliminar os registros em papel, o máximo possível.

Inicialmente projetado para ser utilizado em plantas de gerenciamento de resíduos, o FACTOR, implementado em outras atividades da empresa no mundo inteiro, apresentou resultados tão eficientes que se tornou aplicável e adequado a todos os tipos de plantas. A ferramenta já está presente na ETAR de La Cartuja, em Zaragoza, na planta de dessalinização de Campo Dalías (Almería) e em quatro plantas de tratamento de efluentes industriais (EDARis). O FACTOR se tornou uma ferramenta padrão para as operações da Veolia. Desta forma, todos os clientes atuais e futuros serão beneficiados por esta melhoria tecnológica. 

Um outro benefício da ferramenta é que ela permite a digitalização do caderno de ponto, possibilitando a verificação da atividade de cada equipamento; gerando instruções de trabalho e registrando eventos operacionais importantes. E há mais vantagens nas operações para complementar os dados e realizar verificações no campo, pois o FACTOR tem a sua versão de com telefone celular, o PRISM, que permite a inserção dos dados coletados durante as rondas, sem depender de uma conexão com a Internet. Novamente, aqui, percebe-se o quanto é possível reduzir o consumo de papel, melhorando a qualidade do trabalho e economizando tempo.

FACTOR traz benefícios ao desempenho da Veolia, devido à sua funcionalidade de relatórios, que permite o benchmarking entre os KPIs das unidades operacionais permitindo desta maneira, melhorar os processos. Nosso investimento neste tipo de solução reforça nosso compromisso com a transformação digital. Com FACTOR e PRISM queremos aperfeiçoar o monitoramento das operações e facilitar o trabalho das equipes operacionais por meio da digitalização dos registros, o controle de processos e a disponibilidade de dados.
Jose Manuel Marín
Diretor Técnico de Água da Veolia Espanha