Veolia Espanha produziu mais de 30 milhões de m3 de água potável na Espanha em 2020

A Veolia, uma referência mundial em gestão otimizada de recursos, conseguiu gerar 30,37 milhões de m3 de água potável na Espanha em 2020 - ou seja, 2,6% a mais do que no ano anterior e 38% a mais do que em 2018 - graças às diversas estações de tratamento que possui no país. A água é um recurso indispensável, e é por isso que a Veolia está comprometida com sua preservação através de uma gestão ambientalmente responsável.

A intervenção em todas as etapas do ciclo da água, desde a extração até a posterior descarga no meio ambiente, e a inovação contínua para preservar os recursos e promover a reciclagem e reutilização da água nas cidades e indústrias são algumas das formas pelas quais a empresa garante não só a qualidade do serviço para clientes e usuários, mas também a preservação do recurso natural. De fato, a empresa já tratou 57,41 milhões de m3 de águas residuais urbanas e 27,34 milhões de m3 de águas residuais industriais na Espanha, permitindo que fossem reutilizadas e devolvidas com segurança ao meio ambiente.

Tratamento de águas residuais na Espanha

A Veolia administra estações de tratamento de águas residuais em todo o mundo e uma das mais inovadoras, não apenas na Espanha, mas também na Europa, está localizada em Saragoça, no distrito rural de La Cartuja. Dimensionada para atender um milhão de habitantes, a ETAR de La Cartuja elimina a poluição das águas residuais com alta qualidade ambiental, o que se traduz em uma total ausência de incômodos para o ambiente humano e natural circundante graças ao fato de que a planta está completamente coberta, eliminando problemas como odores desagradáveis, e que possui isolamento acústico para toda a maquinaria. Tudo isso faz dela uma instalação única na Espanha.

Outra das características de La Cartuja é que é a única ETAR da Espanha, juntamente com a de Galindo (Vizcaya), que valoriza o lodo em vez de utilizá-lo para uso agrícola ou compostagem. Este sistema não só permite reduzir o volume de resíduos gerados na usina, mas também utilizá-lo para aquecer vapor e gerar eletricidade para a própria usina. Atualmente, entre 15% e 18% do consumo de eletricidade da usina é coberto por este sistema.

 

A água é um recurso vital, uma parte essencial do desenvolvimento de nossos territórios e uma fonte de produção e armazenamento de energia. Na Veolia, oferecemos soluções para cada etapa do ciclo completo da água, com o objetivo de melhorar nosso processo de consumo e assegurá-lo a longo prazo, cuidando e respeitando o meio ambiente.
José Manuel Marín
Diretor Técnico de Água da Veolia Espanha