Veolia Espanha recuperou mais 31% de toneladas de resíduos em material ou energia em 2020

Após um ano desafiador, tanto para a sociedade quanto para a comunidade de trabalho, no qual a capacidade de adaptação foi essencial para combater a propagação da COVID-19 e priorizar a proteção dos colaboradores e suas famílias, a Veolia - uma referência mundial em gestão otimizada de recursos - relatou os resultados derivados de suas três atividades: energia, água e resíduos. Desde o início da pandemia, a empresa se mobilizou para garantir a continuidade dos serviços essenciais à saúde pública e ao bem-estar dos cidadãos, bem como os padrões de qualidade.

Desta forma, e graças à sua capacidade de adaptar-se rapidamente aos contextos da crise, a empresa conseguiu reduzir na Espanha, a partir de sua atividade energética, a emissão de 105.440 toneladas de CO2 para a atmosfera. Além disso, consolidando seu compromisso com soluções de energia, água e resíduos, conseguiu números significativamente maiores - em relação a 2019 - tanto na produção e tratamento de água potável e águas residuais, como na reciclagem de resíduos, como garrafas plásticas. Estes dados revelam, mais uma vez, o sucesso da Veolia em sua firme intenção de contribuir para o progresso humano através de seu compromisso com as Metas de Desenvolvimento Sustentável.

Gestão de energia

A Veolia projeta soluções flexíveis e inovadoras para garantir o fornecimento de energia, melhorar o bem-estar dos usuários e cuidar do planeta, reduzindo o consumo de recursos e gases de efeito estufa. Somente na Espanha, administra atualmente 10.229 instalações térmicas e elétricas - um aumento de 5,87% em relação ao ano passado - produzindo 1.415.119 MWh de eletricidade e calor. Devido ao fechamento deste ano, foi necessário fechar parcial ou totalmente muitas instalações e administrar a consequente diminuição da atividade em centros comerciais, universidades, edifícios de escritórios, hotéis, centros esportivos... O volume total de dióxido de carbono reduzido foi ligeiramente inferior em relação a 2019, situando-se em 105.400 toneladas para 2020. 

Tratamento de água

A empresa é especializada no tratamento e no monitoramento da qualidade da água em todas as etapas de seu ciclo, desde sua coleta em seu ambiente natural até seu retorno ao meio ambiente. Dia após dia, inova a fim de reduzir o uso de água na fonte e promover sua reciclagem e reutilização. Ela proporciona acesso a 30,37 milhões de m3 de água potável (quase 3% a mais do que no ano passado) e trata 57,41 e 27,34 milhões de m3 de águas residuais e industriais respectivamente, representando um aumento de 11% nos milhões de m3 de água tratada em comparação com o ano anterior. 

Além disso, a Veolia está constantemente trabalhando em soluções gerais de economia circular. Graças às águas residuais e ao lodo obtido das estações de tratamento de esgoto que administra, a empresa produz biogás, uma energia ambientalmente correta que reduz a conta de energia e a pegada de carbono das usinas. Desta forma, o lixo é convertido em recursos capazes de produzir energia limpa. 

Gerenciamento de resíduos

A experiência da Veolia abrange todas as etapas da gestão de resíduos: soluções de limpeza urbana, coleta e transporte, operação de aterro sanitário e recuperação de biogás, coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis, gestão de resíduos perigosos e hospitalares. Nesta linha, em 2020 tratou cerca de 310 mil toneladas de resíduos na Espanha, recuperando também um total de 247 mil toneladas de resíduos em material ou energia, quase 60 mil a mais do que em 2019. Graças à sua atividade nesta área, a empresa gerou 102.235 MW/h de eletricidade e energia térmica. Da mesma forma, durante o ano passado, a capacidade de reciclagem de resíduos plásticos foi aumentada, atingindo o número de 40.683 toneladas de garrafas plásticas recicladas.

 

Embora nos encontremos em um contexto complicado e sem precedentes, nossas atividades são indispensáveis para que o país continue a funcionar. Com este objetivo em mente, e com uma generosa dose de responsabilidade e compromisso, a Veolia tem feito todos os esforços para garantir a melhor prestação possível de serviços essenciais para nossos funcionários e clientes.
Franck Arlen
CEO da Veolia Espanha