Veolia México converte resíduos da fábrica de cimento Moctezuma em energia

A Veolia México assinou um contrato com a Corporación Moctezuma para construir uma fábrica que transformará os resíduos industriais da empresa cimenteira em combustível alternativo para alimentar os fornos de cimento.

Localizada no centro do México, no Bajío, uma das regiões mais dinâmicas do país que passou por um importante desenvolvimento industrial e econômico nos últimos quinze anos, o estado de San Luis Potosí é a sede de uma planta de tratamento de resíduos industriais. A instalação é o resultado de um contrato de dez anos firmado entre a Veolia e a Cemento y Concreto Moctezuma, uma das maiores empresas de cimento e concreto do México.

Assim que a fábrica começar a operar, os resíduos perigosos serão convertidos em combustível alternativo para alimentar os fornos utilizados para a produção de cimento. Desde seu primeiro ano de produção, espera-se que a fábrica processe 10.000 toneladas métricas de resíduos anualmente antes de atingir gradualmente uma capacidade total de 40.000 toneladas métricas.

De acordo com os compromissos assumidos pela empresa mexicana, a solução integrada de gerenciamento de resíduos implementada pela Veolia deverá permitir à Cemento y Concreto Moctezuma reduzir não apenas seus custos, mas também seu impacto ambiental.

Ao transformar os resíduos "volumosos" em um recurso - um combustível de baixo carbono e alto valor agregado - a fábrica de San Luis Potosí é um exemplo da economia circular. A recuperação elimina a necessidade de utilizar combustíveis fósseis para alimentar os fornos e evita o uso do equivalente a 1.600 caminhões por ano para transportar os resíduos (que produzem o equivalente a quase um milhão de toneladas métricas de CO2) para aterros especiais, reduzindo assim as emissões de CO2.

Esta instalação será a segunda de seu tipo operada pela Veolia no México. Em Ecatepec de Morelos, no Estado do México, uma planta de tratamento na zona industrial de Xalostoc já produz um combustível alternativo através do processamento de alguns resíduos industriais.

Saiba mais sobre a economia circular: