Argos e Veolia estão aliados no uso dos resíduos da Ecopetrol na Colômbia

Argos e Veolia estão aliados no uso dos resíduos da Ecopetrol na Colômbia

Através de uma joint venture, a Argos, empresa cimenteira do Grupo Argos, e a Veolia, principal gestora de resíduos do país, apresentaram uma solução conjunta para o uso de lodo oleoso derivado dos processos de refino de hidrocarbonetos realizados na refinaria Ecopetrol em Barrancabermeja. Esse tipo de resíduo é gerenciado pelo pessoal especializado da União Temporária Veolia Argos e transportado em caminhões basculantes selados para as instalações do Parque Tecnológico Ambiental do Caribe, onde é transformado em combustível derivado de refugos (RDF). 

 

Este combustível alternativo alimenta o forno de cimento da fábrica da Zona Franca Argos localizada na cidade de Cartagena e substitui aproximadamente 5% do combustível fóssil utilizado, fechando assim o ciclo deste material. 

 

Dados os sistemas de filtragem dos fornos de cimento e as propriedades termoquímicas do processo, o coprocessamento é uma opção ambientalmente sustentável e complementar de eliminação de resíduos que não afeta a qualidade do produto e, ao mesmo tempo, contribui para a redução geral das emissões de CO2.

 

Esta aliança, que tem uma duração inicial de cinco anos, utilizará mais de 7 mil toneladas de resíduos por ano como RDF.

 

Na Cementos Argos atualizamos recentemente nosso compromisso com a mudança climática e nos comprometemos a reduzir as emissões líquidas específicas de CO2 em 29% até 2030 e a conseguir uma substituição de 33% do consumo calórico através do uso de combustíveis alternativos. Esta aliança é um exemplo claro de como materializamos esforços para atingir nosso objetivo, ao mesmo tempo em que contribuímos para o pilar da economia circular de nossa estratégia ambiental e é parte de uma solução abrangente de resíduos.
Carlos Horacio Yusty
Vice-Presidente da Região da Argos na Colômbia
Temos orgulho de liderar a transformação ecológica na Colômbia através de alternativas de recuperação em larga escala para o descarte, aproximando nossos clientes de suas metas de desenvolvimento sustentável". Nesta joint venture com a Argos, vamos transformar resíduos em combustíveis alternativos com alto valor calorífico para fábricas de cimento.
Pablo Aledo
Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Veolia Colômbia - Panamá.

 

Este trabalho conjunto é o resultado do compromisso das três empresas de desenvolver ações que contribuam para a economia circular e, por sua vez, para a luta contra a mudança climática. Também apoia a transição energética da Ecopetrol e propõe alternativas mais sustentáveis para o tratamento de resíduos.

 

 

Atualmente, a Argos co-processa em Cartagena mais de 2.500 toneladas de resíduos por mês, o equivalente ao gerado por uma população de 80 mil habitantes. Deve-se notar que essa iniciativa complementa o que está em andamento desde 2015 na fábrica de Rioclaro, que utiliza uma grande proporção dos pneus descartados no centro do país.