Economia circular

Em todo o mundo, os recursos naturais estão se esgotando. A Veolia usa resíduos para produzir novos recursos e contribuir para uma economia circular.

 

Economia circular: uma estratégia para alcançar a sustentabilidade do planeta

Na economia circular, procura-se imitar a natureza e fechar o ciclo da matéria, evitando-se assim a geração de resíduos e o esgotamento dos recursos.

Dessa forma, tem-se como objetivo converter todos os dejetos em um recurso, reintroduzindo-os no ciclo de produção ao invés de eliminá-lo no final de sua vida útil.

Em uma economia convencional, tudo é linear, do berço ao túmulo: extração, produção e eliminação.

 

O modelo circular se baseia em três princípios:

 

Projetar resíduos e contaminação.


 

Manter os produtos e materiais em uso.

 

Regenerar os sistemas naturais.  

Uma vez utilizados, todos os produtos fornecem subprodutos que podem ser reutilizados em outros processos de fabricação, criando mais um ciclo virtuoso em sintonia com o meio ambiente.

Ao aplicar um modelo de economia circular, as empresas podem ajudar a contribuir com a reposição dos recursos naturais da Terra e, ao mesmo tempo, extraem mais valor dos materiais e recursos existentes usados ​​nas operações diárias.

 


Os benefícios adicionais incluem:

Economizar dinheiro e melhorar a estabilidade de preços em toda a sua cadeia de suprimentos

Capacitar os colaboradores com uma mensagem de mudança positiva

Obter a fidelidade do cliente e melhorar o reconhecimento da marca

Mudança pioneira dentro de sua indústria, satisfazendo as várias necessidades dos clientes e os mercados em rápida evolução

Manter-se atualizado quanto aos regulamentos governamentais e aos novos requisitos

PROPOSTA

 

Da Veolia:

Agregamos valor a partir da sinergia de nossas 3 atividades – água / resíduos / energia – a serviço de nossos clientes.

 

Somos pioneiros na implementação da economia circular:

-1-

Nossas soluções inovadoras em reciclagem e valorização da água, resíduos e energia, para a produção de recursos “secundários”.

-2-

Nossas atividades complementares e sinérgicas nos territórios, permitindo a elaboração de círculos de criação de valor em todas as fases do ciclo de vida dos recursos.

SOLUÇÃO

 

Veolia recicla televisores e celulares em Angers, na França

Angers, Francia

Em vez de serem jogados no lixo, esses bens de consumo são desmontados e usados ​​para proporcionar novos recursos, como polímeros (plásticos) de alta qualidade, adequados para uso de matéria-prima secundária na criação de novos produtos, como balanças de banheiro feitas por um importante fabricante francês de eletrodomésticos.

 

Metais preciosos

Os painéis planos contêm metais preciosos como o irídio, encontrado em monitores de cristal líquido. O irídio é um recurso raro. Através da reciclagem, ele pode ser recuperado para a fabricação de novas telas de LCD.

 

SOLUÇÃO

 

Rostock recicla um bilhão de garrafas de plástico todos os anos

 

SOLUÇÃO

 

Em Pécs, na Hungria, aquecemos uma cidade inteira com biomassa