Gestão antissuborno na Veolia: "tolerância zero" para qualquer forma de corrupção

A Veolia obteve a certificação AENOR de Sistema de Gestão Antissuborno com  a norma ISO 37001 para todas as empresas do grupo na LATAM e Ibérica. Esta certificação contribui para cumprir o objetivo geral de “tolerância zero” para os riscos de suborno estabelecidos para todo o Grupo. Diante disso, cada um dos países da LATAM e da Península Ibérica documenta o escopo específico de seu Sistema de Gestão Antissuborno, referindo-se a suas próprias empresas, suas próprias linhas de negócios ou atividades incluídas no sistema, e correspondentes centros de trabalho.

A Veolia é a referência em gestão otimizada de recursos. A empresa projeta e implementa soluções para o gerenciamento de água, resíduos e energia, participando do desenvolvimento sustentável das cidades e indústrias. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para o desenvolvimento do acesso aos recursos, assim como para a preservação e renovação dos recursos disponíveis. 

A ampla gama de serviços oferecidos pela empresa torna difícil destacar apenas um. Em termos de gestão da água, a companhia é responsável por tudo, desde a produção e distribuição de água potável até a coleta, tratamento e reciclagem de águas residuais. Na gestão de resíduos líquidos e sólidos, a Veolia cobre tudo, desde a coleta até a reciclagem e a recuperação final dos resíduos como materiais ou energia. A empresa também oferece serviços de eficiência energética e é responsável pelo gerenciamento eficiente de redes de aquecimento e resfriamento, bem como pela produção de energia a partir de fontes renováveis, tais como biomassa ou energia solar.

Ao conduzir seus negócios, a Veolia assegura o estrito cumprimento das leis e tratados nacionais e internacionais que garantem os direitos humanos e sociais para todos, tanto dentro da empresa como com seus acionistas. Além disso, todas as unidades de negócio Veolia na LATAM & Ibérica estão firmemente comprometidas em promover os valores corporativos do Grupo e, entre eles, em particular, o cumprimento da lei por parte de seus funcionários e colaboradores.

Tudo isso contribuiu para que a Veolia obtivesse o certificado do Sistema de Gestão Antissuborno AENOR de acordo com a Norma ISO 37001 nos nove países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Portugal. Este certificado é integrado com aqueles já obtidos nos países em sistemas de gestão de qualidade de acordo com a ISO 9001, ambiental com a ISO 14001, segurança da informação ISO/IEC 27001, gestão de energia com a ISO 50001, ou saúde e segurança no trabalho ISO 45001 ou OHSAS 18001.

Processo centralizado de certificação

O processo de certificação foi sempre centralizado na área da LATAM e Península Ibérica, com um forte envolvimento de todas as equipes em cada país. De fato, 25 pessoas participaram diretamente do projeto, juntamente com um consultor central da AFYC, realizando um total de 50 reuniões durante os nove meses do processo. Um tempo recorde para a obtenção desta certificação.

Entre os aspectos mais importantes durante este tempo, esteve a elaboração do Manual do Sistema de Gestão Antissuborno (SGAS), que se tornou a ferramenta de referência para cada país, pois indicava as diretrizes a serem seguidas em toda a região da LATAM e Ibérica, sempre respeitando as diretrizes do Grupo Veolia. 

O objetivo deste documento é estabelecer o quadro de referência e as diretrizes gerais do SGA. O Manual também define a particularização dos requisitos da ISO 37001 à organização Veolia e, além disso, contém uma série de esclarecimentos sobre a aplicação de certos requisitos, a fim de facilitar sua correta interpretação de acordo com as particularidades da empresa.

O SGA se aplica a todo o pessoal que compõe as diferentes empresas do Grupo Veolia localizadas nos países da Zona LATAM e Ibérica, assim como às atividades realizadas nos campos de água, resíduos e energia.

 

Cada um dos países da LATAM e da Península Ibérica documenta o escopo específico de seu Sistema de Gestão Antissuborno, referindo-se a suas próprias linhas de negócios ou atividades incluídas no sistema, assim como os centros de trabalho correspondentes. Esta informação documentada sobre o escopo do AMMS para cada país na área da LATAM e Ibérica está disponível para qualquer pessoa ou organização que a necessite. Entre as muitas vantagens derivadas da criação deste documento, vale destacar a homogeneização de processos na área da LATAM e da Península Ibérica, bem como melhorias nos processos a nível global.

Compromisso e confiança

O Grupo Veolia estabeleceu para si mesmo o objetivo geral de "tolerância zero" aos riscos de suborno e, portanto, tomou as medidas necessárias para alcançar isto através da prevenção do crime, detecção de riscos e a implementação de sistemas para sua rápida gestão. Para atingir este objetivo geral, cada Unidade de Negócios define objetivos específicos de conformidade antissuborno.

O documento de Mapeamento de Riscos de Corrupção, elaborado globalmente pelo Grupo, define uma série de partes interessadas comuns em sentido geral a todas as zonas e unidades de negócios do Grupo Veolia em todo o mundo. Estes incluem o público interno, parceiros econômicos, fornecedores, clientes e consumidores, instituições públicas, concorrentes e a sociedade civil.

 Por este motivo, a obtenção da certificação AENOR de acordo com a norma ISO 37001 traz um duplo valor para a empresa. Em primeiro lugar, internamente, pois é prova do claro compromisso, tanto por parte da administração quanto de todas as equipes, com a luta contra a corrupção e o suborno. Este compromisso, juntamente com os valores da empresa - responsabilidade, solidariedade, respeito, inovação e compromisso com o cliente - promove o orgulho de pertencer entre os funcionários. Em segundo lugar, externamente, agrega valor para clientes, fornecedores, parceiros e também para as autoridades locais, dando confiança a todas essas partes.

A certificação também tem sido útil para preparar e melhorar o trabalho com as autoridades locais em possíveis auditorias, como tem sido o caso da Agência Francesa Anticorrupção.

Onde quer que esteja presente, o Grupo Veolia está firmemente comprometido em promover seus próprios valores, a legislação de cada país e as regras de conduta estabelecidas pelos organismos internacionais, e em incentivar o cumprimento dos mesmos. Este é apenas mais um exemplo do compromisso da empresa em conduzir seus negócios profissionalmente, respeitando seus clientes e assumindo cada uma de suas responsabilidades. Em outras palavras, para realizar seu trabalho corretamente.

O desenvolvimento do Manual do Sistema de Gestão Antissuborno é a ferramenta de referência para cada país, pois indicou as diretrizes a serem seguidas em toda a LATAM e Península Ibérica.