O uso de energias renováveis como fonte de energia permite ao Polideportivo San Agustín reduzir sua conta de energia em mais de 25%.

A colaboração entre a Veolia, líder mundial na gestão otimizada de recursos, e a Asociación Club Deportivo Básico Polideportivo San Agustín de Zaragoza, Espanha, desde 2013, permitiu ao clube reduzir seus custos de energia e emissões de CO2 para a atmosfera.

Entre as medidas implementadas para melhorar a eficiência energética das instalações, destaca-se a substituição do diesel por biomassa, realizada em setembro de 2013, que fez com que o clube reduzisse sua conta de energia em 25% e evitasse a emissão de 221,2 toneladas de CO2 em 2019. A biomassa é uma fonte de energia renovável econômica e ambientalmente correta, pois reduz as emissões de CO2 para a atmosfera. O Centro Esportivo San Agustín foi o primeiro centro esportivo e de atividades aquáticas em Aragão a instalar este tipo de combustível renovável em seu circuito térmico.

Além disso, desde 2018, o centro está comprometido com a energia fotovoltaica. Por esta razão, outra das melhorias realizadas foi a instalação de painéis fotovoltaicos com potência de 99,6 Kwh para autoconsumo, o que também significou uma redução nos custos econômicos e cerca de 5,5 toneladas de emissão de CO2 em 2019, assim como o uso de luzes LED para iluminar todas as instalações (luzes da quadra, piscinas aquecidas, vestiários, corredores, tapetes de tatami etc), em linha com o projeto ambiental que o clube está desenvolvendo com a parceria da Veolia.

La puesta en marcha de todas estas mejoras ha permitido al Polideportivo San Agustín estar a la vanguardia de la gestión energética y de la sostenibilidad con respecto a los clubs deportivos de la región. Desde Veolia queremos seguir siendo un socio tecnológico clave para lograr los objetivos del club en este sentido y hacer que sus instalaciones sean todo un referente en Aragón
Arturo Yagüe
Diretor do Escritório de Aragão da Veolia

O acordo de colaboração entre a Veolia e a Asociación Club Deportivo Básico Polideportivo San Agustín ocorre desde setembro de 2013 e estima-se que, durante a vigência do contrato, o centro reduzirá suas emissões de CO2 para a atmosfera em mais de 2.720 toneladas. Por outro lado, as novas embarcações - como as do SPA e das instalações de ensino - foram construídas com materiais que não transmitem calor, evitando assim perdas de energia. Além disso, os chamados "cobertores" foram instalados em cada uma das embarcações climatizadas. Desta forma, ao cobrir a superfície da água quando a piscina não está em uso, a perda de calor é minimizada, há menos perda de água evaporada e, portanto, menos unidades de desumidificação são iniciadas.

Todas essas medidas e melhorias nas instalações mostram o forte compromisso do centro em reduzir sua conta geral de energia, o que permitiu ao clube continuar investindo nas diversas etapas do projeto, bem como nos serviços e apoio aos sócios para as diversas atividades esportivas. Tudo isso torna o Polideportivo San Agustín uma instalação pioneira, pois é o primeiro centro esportivo em Aragão a ter implementado este tipo de ação de vanguarda para ser mais eficiente. 

O acordo com a Veolia nos permitiu posicionar-nos como um centro esportivo de referência em termos de utilização de energias renováveis". O benefício não será apenas para o meio ambiente, mas também para nossos associados, pois as economias geradas são reinvestidas em melhorias para o clube.
Pedro Villuendas
Vice-presidente da Associação do Centro Esportivo de San Agustín