A Veolia e a OEI renovam acordo para a 8ª versão da campanha educativa "Ao redor da Ibero-América 2021"

Com uma abordagem diferente e mais digitalizada, a Veolia convida as crianças a fazerem parte de uma edição especial de "Ao redor da Ibero-América", uma campanha educativa que já sensibilizou mais de 180 mil estudantes.

Este programa de educação ambiental destina-se a estudantes de escolas públicas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Portugal, para conscientizá-los sobre questões ambientais, tais como: cuidados com a água, proteção da biodiversidade, economia circular, energia renovável, reciclagem, entre outros. 

Na edição de 2021, Ao redor da Ibero-América focará em "Ecossistemas Sustentáveis: o que fazer no seu ambiente mais próximo para cuidar do meio ambiente", onde os estudantes poderão trabalhar em três blocos de conteúdo: Ecossistemas terrestres, Ecossistemas rurais e O Meu Ambiente e Eu.

Com o objetivo de nos adaptarmos ao contexto atual e tendo como prioridade a prevenção e a saúde, este ano será realizada uma edição especial, que será lançada em duas frentes: uma versão tradicional, trabalhando diretamente nas escolas e uma versão digital, através da difusão de conteúdos, interação em redes e eventos virtuais.

Assim, para as escolas que permanecerão no formato on-line durante 2021, foi implementada uma página a partir da qual se pode fazer o download da biblioteca de conteúdos e links de vídeos com diferentes atividades, incentivando a interação de alunos e professores de diferentes países.

Da mesma forma, o material impresso continuará a ser enviado para as escolas que não dispõem de tecnologia digital, para que as crianças possam recolher o material.

Ao redor da Ibero-América finalizará com um concurso, no qual os alunos terão de aplicar tudo o que aprenderam em um projeto para o seu ambiente, que deverão gravar e defender através da realização de um vídeo. Serão premiados os melhores projetos em cada país, destacando também as escolas mais participativas.

29.127 alunos participaram em 2019, representando 410 escolas em 85 municípios da América Latina.

Ao redor da Ibero-América é um exemplo concreto do Propósito da Veolia de contribuir para o progresso humano e do seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, para alcançar um futuro melhor e mais sustentável. Através deste programa, e em conjunto com os nossos parceiros e comunidades, contribuímos para a conscientização das novas gerações na América Latina, Espanha e Portugal sobre a proteção ambiental.
Gustavo Migues
Diretor Veolia Latam-Ibéria

Vale a pena mencionar que na sua última versão (2019), a campanha girou em torno da reciclagem criativa e da proteção da biodiversidade nos oceanos e teve a participação de 30 mil crianças, de 85 municípios da América Latina e teve, como primeiro prêmio, uma viagem a Cartagena das Índias, sendo uma oportunidade com crianças de outras culturas e que puderam conhecer mais sobre a biodiversidade daquele país.

Esta campanha faz parte do nosso compromisso institucional com a educação em valores e a construção de uma cidadania responsável com os outros e com o seu ambiente, a OEI juntamente com a Veolia lançam novamente esta iniciativa. Convidamos a comunidade educativa ibero-americana para trabalhar com estes materiais didáticos, para envolver professores, estudantes e as suas famílias.
Mariano Jabonero
Secretário-Geral da OEI