Veolia Equador impulsiona a economia circular com projeto inovador e sustentável

Os diretores da Veolia Equador, Mutatec e o Ministério da Produção, Comércio Exterior e Pesca assinaram um Memorando de Entendimento. O objetivo é estabelecer relações de cooperação a fim de promover a execução do projeto de construção da planta piloto de bioconversão com a “Mosca Soldado Negra”. O investimento será de aproximadamente US$ 1.200.000.

A bioconversão consiste em transformar produtos orgânicos subvalorizados (restos de alimentos, resíduos culturais, subprodutos da transformação agroalimentar, entre outros) em produtos com alto valor agregado.

Este projeto inovador e sustentável demonstrará que os resíduos orgânicos têm um alto potencial de uso, não apenas como fertilizante, mas também para a cadeia alimentar nos setores da aquicultura, avicultura e pecuária do país.

A fábrica operará na província de Guayas e produzirá proteínas de insetos, que serão incorporadas em lotes experimentais de ração balanceada para camarões e o setor de aquicultura em geral. Serão realizados testes para avaliar saúde, nutrição, desempenho e eficiência na produção da indústria.

A Veolia e a Mutatec implementaram o projeto na Europa, onde está localizada a fábrica em Bouches-du-Rhône (França), que utiliza a mosca soldado negra para a aquicultura e a avicultura. As larvas de mosca têm grande potencial protéico.

Ambas as empresas oferecem valores complementares por possuírem tecnologia para esta nova forma de valorização. Além disso, a Veolia tem o conhecimento e a experiência da gestão de resíduos orgânicos a nível mundial. Esta colaboração poderia fazer a diferença em um mundo onde as questões de segurança alimentar, autossuficiência e redução de gases de efeito estufa são críticas.

Em julho de 2017, a Comissão Europeia autorizou o uso de proteína animal processada derivada de insetos na aquicultura.