A Veolia lança uma solução industrial inovadora para produzir biocombustível neutro em CO2 a partir da produção de polpa de celulose.

Veolia lanza una solución industrial innovadora para producir biocombustible sin emisiones de CO2 a partir de la producción de pulpa de celulosa
  • O biometanol neutro em termos de CO2 impulsionará a matéria-prima dos biocombustíveis da UE e fortalecerá a independência de combustível da Europa.
  • O projeto abre um potencial significativo para a produção de biometanol, estimado em cerca de 2 milhões de toneladas.
  • O conceito é replicável na maioria das fábricas de celulose em todo o mundo.

A Veolia lança o maior projeto mundial de biorrefinaria produzindo biometanol neutro em CO2 a partir de uma fábrica de celulose, localizada na Finlândia. O projeto abre o potencial desta fonte alternativa de matéria-prima para biocombustíveis que, até o momento, tem sido em grande parte inexplorada.

 

O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Metsä Fibre, o maior produtor mundial de celulose de fibra longa e um importante fabricante mundial de madeira serrada. A refinaria será baseada no conceito inovador da Veolia de produção de biometanol comercial à escala industrial, que integra com segurança o refino de sulfato de metanol bruto no processo de produção de celulose.

 

Desta forma, o projeto contribuirá para a segurança energética europeia, apoiando ao mesmo tempo os objetivos de descarbonização dos transportes do Pacto Verde Europeu: o bioetanol de grau industrial neutro em CO2 representa uma nova fonte de combustível sustentável de baixo teor de carbono para substituir os combustíveis fósseis.

 

A refinaria, de propriedade e operada pela Veolia, será adjacente e parcialmente construída na fábrica de Äänekoski na Finlândia. Com uma capacidade de produção anual de 12.000 toneladas, a fábrica, que entrará em operação em 2024, evitará até 30.000 toneladas de emissões de CO2 por ano. O investimento de 50 milhões de euros é apoiado por uma subvenção do Ministério Finlandês de Assuntos Econômicos e Emprego.

 

"Nosso projeto de biorrefinaria com Metsä Fiber está de acordo com a estratégia da Veolia de desenvolver circuitos de energia locais que permitam a descarbonização e a independência energética. É um reflexo de nossa capacidade de facilitar a transformação verde através da integração industrial em vários setores, desenvolvendo soluções escaláveis e sustentáveis para combustíveis neutros em CO2 produzidos localmente", explica Estelle Brachlianoff, Chefe de Operações da Veolia. "A vantagem de nosso conceito industrial é que ele pode ser replicado em aproximadamente 80% das fábricas de celulose em todo o mundo. Ele tem o potencial de desbloquear matéria-prima adicional gerada localmente de biometanol neutro em CO2 para biocombustíveis, que poderia ser estimada em 2 milhões de toneladas".