Aesa Buenos Aires se junta á lucha contra assédio de rua.

 Aesa Buenos Aires se junta á lucha contra assédio de rua.

Pelo terceiro ano consecutivo, os caminhões de nossa empresa de coleta na Cidade de Buenos Aires transportarão cartazes contra o assédio nas ruas. Mais de 40 caminhões levarão a mensagem da campanha que apela à população para se envolver e denunciar este tipo de violência que afeta principalmente mulheres e meninas.  

 

A Cidade de Buenos Aires é a primeira jurisdição na Argentina a ter aprovado uma lei que estabelece o 2 de outubro como o Dia de Luta contra o Assédio de Rua. Por este motivo, durante todo o mês de outubro, os caminhões de coleta da Cidade de Buenos Aires levarão os gráficos de uma nova campanha que apela para denunciar situações de assédio sofrido ou observado nas ruas.  

O assédio às ruas é a forma mais naturalizada, invisível e legitimada de violência contra as mulheres.  Em 2015, a Direção Geral da Mulher da Cidade de Buenos Aires realizou um estudo indicando que 73,3% das mulheres foram vítimas de assédio sexual de rua, das quais 38,2% sofreram antes dos 13 anos de idade. O estudo também destaca que 57% das mulheres modificaram seus hábitos pessoais (roupas e rotas) para evitar serem molestadas. 

 

 

AESA Buenos Aires, nossa empresa de coleta na capital argentina, aderiu pela primeira vez às campanhas de bem público contra o assédio sexual de rua em 2020, com uma ação especial de conscientização dirigida ao público interno, e com mensagens na frota de coleta. A terceira edição da campanha de caminhão foi lançada em outubro deste ano, com a participação ativa da empresa: AESA Buenos Aires foi escolhida para o lançamento oficial da edição de 2022. 

O evento de lançamento foi realizado na Base La Boca da AESA Buenos Aires, junto com Clara Muzzio, Ministra do Espaço Público e Higiene Urbana da Cidade de Buenos Aires, Manuela López Menéndez, Secretária de Transportes, e Marisa Bricher, Secretária de Igualdade de Gênero da Cidade de Buenos Aires. 

 

"Para os trabalhadores da AESA Buenos Aires e para a Veolia Argentina, estamos orgulhosos que as autoridades da cidade nos escolheram, mais uma vez, por nossas ações de conscientização contra todo tipo de assédio e também por nossa política de gênero", disse Julio Romero, Gerente Geral da AESA Buenos Aires. 

Atualmente, a AESA Buenos Aires é a empresa de coleta de resíduos na Cidade de Buenos Aires com o maior número de mulheres em sua força de trabalho com o maior número de mulheres trabalhando em áreas operacionais do Serviço de Higiene Urbana.  

Sobre AESA Buenos Aires /Veolia

A Aesa Buenos Aires é a empresa Veolia que opera o Serviço Público de Higiene Urbana na Comuna 1 da Cidade de Buenos Aires desde outubro de 2014. A empresa conta com uma equipe de mais de 1.000 trabalhadores dedicados à coleta, varredura e limpeza de espaços públicos nas vizinhanças dos bairros: San Telmo, San Nicolás, Monserrat, Retiro, Constitución e Puerto Madero. 

 

Sobre o Assédio na Rua

Assédio sexual de rua é entendido como conduta física ou verbal de natureza ou conotação sexual, baseada em gênero, identidade de gênero e orientação sexual, realizada por uma ou mais pessoas contra outras, que não querem ou rejeitam tal conduta em violação de sua dignidade, seus direitos fundamentais, como a liberdade de circular em um espaço público seguro. Em 2015 a Cidade de Buenos Aires aprovou a  Lei N° 5.306, , e em 2016 o assédio sexual em espaços públicos e privados de acesso público foi incorporado ao Código Contravencional da Cidade de Buenos Aires através da  Lei N° 5.742 . As pessoas podem denunciar este tipo de delitos e receber orientação através da linha direta gratuita 144.