Coleta Seletiva Regional completa um ano com quase 1.000 toneladas de recicláveis recolhidos

Coleta Seletiva Regional completa um ano com quase 1.000 toneladas de recicláveis recolhidos

Serviço é prestado pela Recicle by Veolia, que opera com coleta seletiva nas cidades de Barra Velha, Penha e Navegantes

Neste mês de maio, o serviço de coleta seletiva está completando um ano de implantação nos municípios de Barra Velha e Penha, e em junho, em Navegantes, todos localizados no litoral norte catarinense. A iniciativa, das Prefeituras juntamente com a empresa Recicle by Veolia, tem como objetivo reduzir os impactos ambientais provocados pelo consumo, incentivando a separação e a destinação correta de materiais recicláveis. Plástico, papel, metal e vidro devem ser separados e colocados para a coleta, no dia e horário em que o caminhão específico passa pelos bairros.

No primeiro ano de funcionamento, a coleta possibilitou o encaminhamento de mais de  975 toneladas de materiais para a reciclagem. Alinhada com os valores do grupo Veolia e com as novas tendências legislativas, o serviço também pretende diminuir o volume de lixo encaminhado aos aterros sanitários e a economia de recursos naturais. Para conscientizar os moradores sobre a importância da gestão correta dos resíduos, a empresa promove a campanha “Recicle Seus Hábitos”, com anúncios em vários veículos de comunicação da região, além da distribuição de folders e cartilhas educativas.

Barra Velha foi a primeira das três cidades a receber a coleta seletiva, iniciada em 16 de maio de 2022. Nos primeiros meses, foram coletados cerca de 1 tonelada de recicláveis por dia. Um ano depois, esse número aumentou para 1,4 toneladas/dia.

Foi um incremento de 40%, o que consideramos um aumento muito significativo. Isso mostra que as pessoas estão, cada vez mais, entendendo a importância de separar e destinar os recicláveis para a coleta seletiva.
Julio Muller
Gerente Regional da Recicle by Veolia.

Já em Navegantes, em apenas um ano, foram coletadas 305 toneladas de recicláveis, enquanto em Penha, o número acumulado ao longo de 12 meses foi de 290 toneladas. O Diretor da Regional Sul da Veolia, Hanokh Yamagishi, ressalta que, além de contribuir para a sustentabilidade, o serviço reforça o propósito da Veolia, que é a transformação ecológica. “Ao prestarmos esse serviço, estamos não apenas promovendo a limpeza urbana e o reaproveitamento dos recicláveis, mas melhorando a qualidade de vida de toda a população”, destaca.

A coleta seletiva nos três municípios tem frequência semanal nos principais bairros. Os dias e horários podem ser conferidos no site da Recicle: https://reciclesc.com.br